Duas apresentações, na sexta-feira (21/7) e no sábado (22/7), trazem para Contagem, um recorte de um momento especial da cidade e do país, no ano de 1968. O grupo Núcleo Cena Crítica irá fazer sua estreia nos palcos com o espetáculo “Parem as Máquinas”, contemplado pelo edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC).
As apresentações irão ocorrer nesta sexta-feira (21/7), às 20h, no Parque Ecológico Eldorado e, sábado (22/7), às 20h, no parque Gentil Diniz. A entrada é gratuita e levará ao público a diversão e uma história que liga cada morador à história da própria cidade.
O espetáculo, dirigido por Gabriel Vinícius, tem como tema a greve, realizada pelos trabalhadores das fábricas, que ocorreu na cidade em 1968. A peça destaca três personagens femininas, inspiradas em grupos que existiram na história do movimento. Com personalidades fortes, elas atuaram no combate às imposições ocorridas na época da ditadura militar que ocorreu no país, como, por exemplo, Adélia Batista e Conceição Imaculada.
“A partir da narrativa destas mulheres, a peça busca passar as táticas de organização popular que levaram à greve e à vitória. Ao mesmo tempo são demonstradas as dificuldades de se militar durante a ditadura”, contou o diretor Gabriel Vinícius. “O espetáculo tem o objetivo de construir uma identificação e um reconhecimento do cidadão e trabalhador de Contagem”, adicionou.
“O Cena Crítica é um núcleo de pesquisa em teatro crítico, épico e dialético, como intuito de fomentar, pautar e discutir um espetáculo que se alinhe aos interesses da classe trabalhadora” explicou Gabriel Vinícius. “Em específico, o espetáculo tem como visão expandir o espetáculo para outros lugares e levar um pouco da história e da cultura de Contagem para o público em geral. Esperamos que o público venha e goste do nosso enredo”, finalizou.
Serviço:
Espetáculo “Parem as Máquinas”,
Data: 21/7
Local: Parque Ecológico do Eldorado (R. Paineiras, 753 – Eldorado)
Horário: 20h
Data: 22/7
Local: parque Gentil Diniz (Maria do Carmo Diniz, nº. 141 – Nossa Senhora do Carmo)
Horário: 20h