No final do mês de junho as eleições dos conselhos regionais, promovidas pela Prefeitura de Contagem, finalizaram na Sede. O processo propõe gerar uma comunidade mais democrática e próxima do governo. As plenárias foram prestigiadas com a participação de centenas de pessoas, refletindo uma grande participação dos moradores da região.
Desde o começo das eleições foram realizadas 12 plenárias, com a presença de 755 moradores, sendo eleitos 35 conselheiros. Os conselhos carregam um papel importantíssimo no processo democrático da cidade, concedendo aos moradores a oportunidade de participar em decisões do Poder Executivo, algo que afeta, diretamente, o desenvolvimento e infraestrutura da cidade. A posse dos novos conselheiros acontecerá no dia quatro de agosto, às 10h na Espaço do Encontro, localizada na sede da Prefeitura de Contagem.
Cada regional da cidade é subdividida em microrregiões, que podem ser compostas por um conjunto de bairros ou até mesmo por um único. Foram eleitos, em média, dois conselheiros titulares e dois suplentes. Além das microrregiões, há também os coletivos, que representam diferentes segmentos da comunidade, como mulheres, comerciantes, feirantes, evangélicos, católicos, associações e representantes de matrizes africanas. Para cada coletivo, foi designado, em média, um conselheiro titular e um suplente.
Rose Canarinho foi eleita na microrregião sete na região Sede, com o total de 187 votos. Moradora do bairro Alvorada, ela falou da importância do conselho e que conta com a eficiência do processo. “Obtive muito apoio da comunidade, muitas pessoas foram lá e votaram em mim, o que foi muito emocionante e gratificante. Estou super ansiosa, o conselho vai nos ajudar muito, creio que com os conselhos a comunidade estará perto da gestão, o que tende a gerar grandes frutos para quem mora na região”. Todos os novos conselheiros participarão de um curso de formação logo após a posse.