Com a finalidade de melhorar o deslocamento do morador de Contagem ou quem trafega pela cidade, a Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) tem promovido diversas campanhas incentivando o uso do aplicativo “Sigabus”, um canal que permite um contato direto com a instituição e que, ainda, permite um maior conforto ao cidadão.
Por meio do aplicativo, que está, também, disponível para telefones celulares, o Sigabus facilita a vida das pessoas, uma vez que permite tanto mensagens quanto fotos.
Lançado em 2019, o aplicativo oferece uma série de informações sobre o transporte público que melhoram a experiência do usuário. Ao baixar o app, as pessoas têm acesso a informações em tempo real sobre a localização dos coletivos, horários, itinerários dos ônibus, além do canal direto de comunicação com a Transcon.
Com apenas alguns toques na tela do smartphone, os passageiros têm o conhecimento sobre o próprio deslocamento, podendo planejar suas rotas de forma eficiente e evitar longas esperas nos pontos.
Desde sua implantação, cerca de 150 mil pessoas já fizeram o download do aplicativo, seja na versão Android ou IOS. Somente no em maio, a plataforma alcançou cerca de 2 milhões de acessos, de acordo com dados fornecidos pela desenvolvedora Mobilibus.
A eletricista e usuária do transporte coletivo, Beatriz Araújo, 26, afirmou utilizar o aplicativo para verificar o trajeto de sua casa até o trabalho diariamente, ressaltando sua facilidade de uso: "Eu gosto bastante. É bem intuitivo, simples e fácil de usar. Além disso, ocupa pouco espaço na memória do telefone, o que é importante".
Com uma base de mais de 34 mil usuários ativos, o Sigabus oferece precisão nos horários, facilidade na verificação de rotas e linhas, além de contribuir para a redução do tempo de espera.
Para a supervisora de Relacionamento, Regina Alves dos Santos, 30, que utiliza as linhas de Contagem para trabalho, saber os horários dos ônibus é a funcionalidade mais importante: “Gosto muito dele por causa da precisão, principalmente em relação a rotas e horários dos ônibus”.
De acordo com Laura Cabral, gerente de Estudos e Planejamento de Transportes da Transcon, o aplicativo Sigabus proporciona aos usuários mais qualidade, conforto e segurança. Além disso, ela destaca o compromisso da autarquia em fornecer informações confiáveis."A Transcon realiza o monitoramento em tempo real das linhas e, por meio do aplicativo, informa aos usuários eventuais problemas que possam surgir, como alteração de pontos de embarque e desembarque e desvios de itinerário", falou.
O transporte coletivo
Em Contagem, o transporte público é composto por uma frota de 266 veículos, que atendem aos usuários por meio de 41 linhas de ônibus. Durante o mês de maio, mais de 2 milhões de passageiros foram transportados, com uma média diária de 67 mil pessoas. A demanda é suprida por 1134 viagens realizadas diariamente, garantindo acesso aos diversos pontos da cidade.
Além dos ônibus municipais, é importante ressaltar que Contagem também conta com ônibus metropolitanos em circulação. Esses veículos correspondem a 60% da frota destes veículos que operam na cidade e são administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER).