Um encontro de gerações está previsto para a próxima quinta-feira (13/7), na Casa Nair Mendes Moreira - Museu Histórico de Contagem, a partir das 19h. No dia em que é celebrado o “Dia Mundial do Rock”, o documentário “Rock Student: O Som de Uma Geração”, promete levar aos fãs do ritmo tudo sobre um dos movimentos mais importantes da cidade de Contagem, dentro da programação da “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”.
“O Rock Student não foi apenas um festival. Vinte anos após a primeira edição, é possível chamá-lo de movimento, pois aconteceu em um período em que Contagem não contava com atrativos culturais e, tampouco, com grandes acontecimentos musicais”, destacou o jornalista e diretor do filme, Felipe Pedrosa. “Por isso, ele segue no imaginário popular e na memória afetiva dos jovens”, continuou.
Em 30 minutos, “Rock Student: O Som de Uma Geração” passeia pela criação do evento, destaca a presença da mulher no festival, narra histórias engraçadas e tristes e reflete sobre o possível fim do movimento. Ao todo, oito pessoas são entrevistadas no documentário. Entre elas, Paulo Souza, guitarrista da banda Exorddium, e Dram Starling, musicista e professora.
“É interessante pensar que o Rock Student foi um formador de artistas. A ideia foi costurar o filme com depoimentos diversos, não focar apenas em quem seguiu a carreira musical. Há nomes da cena, por exemplo, que ficaram de fora, mas que tiveram grande participação no Rock Student, como Raphael Salles e Rafael Vegas, músicos que estão numa constante crescente”, comentou Felipe.
O documentário “Rock Student: O Som de Uma Geração” foi realizado com recursos do Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC), da Prefeitura de Contagem, e realizado pela Árvore Filmes, em parceria com o Projeto “Trem Pra Fazer”.
Show e exposição
Quem visitar a Casa da Cultura poderá, ainda, apreciar a exposição “Transcurso”, de Fabi Santana, e o show da banda “For Eyes”, composta por jovens da cidade e que tem se apresentado não apenas em Contagem, como em Belo Horizonte e outras cidades da Região Metropolitana.
“Certamente será um momento ímpar, uma vez que o Rock Student foi um movimento de duas décadas atrás e, ainda assim, faz parte de um ritmo que é muito influente, principalmente entre o público jovem. Será, no meu modo de ver, um encontro de gerações, com gostos parecidos e apreço pelo rock”, finalizou Pedrosa.
Serviço:
Noite Mineira de Museus e Bibliotecas - “Rock Student: O Som de Uma Geração”
Local: Casa Nair Mendes Moreira (praça Vereador Josias Belém, 01, Centro)
Data: 13 de julho (quinta-feira)
Horário: 19h
Entrada Gratuita