O município de Contagem participou, segunda-feira (26/6), da Semana do Clima de Londres a fim de discutir as ações que o município tem realizado em prol de uma cidade mais sustentável e ecológica. O evento também comemorou os 3 anos da campanha global Race to Zero (Corrida para o Zero). Essa campanha, criada em 2020, tem como objetivo reunir lideranças mundiais para zerar a emissão de gases causadores de efeito estufa até 2050 em todo mundo.
Os participantes convidados compartilharam as experiências em suas cidades e/ou governos locais e falaram como o Race to Zero pode inspirar a colaboração e a ação necessárias para um mundo melhor. Refletiram, também, sobre a importância dos compromissos, planos de transição, transparência e divulgação do progresso como ferramentas de apoio para conseguirem atingir o objetivo coletivo proposto pela campanha. Atualmente o Race to Zero possui cerca de 11 mil membros não estatais e está presente em mais de 130 países.
O evento aconteceu de forma híbrida e a prefeita Marília Campos, de forma virtual, representou Contagem, que foi uma das cidades brasileiras que aderiram à campanha proposta. Marília contou que Contagem está trabalhando para acelerar as ações que visam a redução de emissões de gases, evoluindo para o o net zero carbon emissions (em tradução livre, zero emissões líquidas livres de carbono).
“Contagem, hoje, está executando grandes investimentos em saneamento básico, em mobilidade urbana visando promover o fortalecimento do transporte coletivo e também a mobilidade ativa, arborização. Estamos investindo, também, na coleta seletiva de resíduos sólidos”, disse. “Outra ação importante é que estamos esperando a aprovação do nosso Plano Diretor pela Câmara de Vereadores, que vai ser fundamental para a preservação das áreas de preservação que nós temos no nosso município. Nós estamos prontos para essa grande luta municipal, com os países, para que tenhamos cidades com desenvolvimento econômico, sustentável e onde, de fato, possamos garantir a qualidade de vida”, completou.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão, destacou a importância do município participar dessas articulações internacionais e como isso contribui para o desenvolvimento de ações em prol do meio ambiente na cidade:
“Participar de eventos internacionais, como a Semana do Clima de Londres, é reforçar o comprometimento do município na busca de alternativas de enfrentamento às mudanças climáticas. Esses eventos proporcionam uma troca de experiências entre cidades de todo o mundo e abre portas para captação de recursos para a execução de ações e projetos que sejam efetivos para o alcance das metas de redução de emissões de carbono”.
Assinatura de termo
Além disso, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente 2023, Contagem assinou o Termo de Cooperação em parceria com o Iclei América do Sul, para o início da implementação da conformidade climática na cidade. Entre as ações previstas no acordo, estão o desenvolvimento, em 18 meses, de uma governança climática, um inventário de emissões de gases do efeito estufa, análise de riscos e vulnerabilidades climáticas, plano de ação climática e minuta de normativa climática.