O Projeto “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” volta a acontecer nesta quinta-feira (29/6), desta vez na Casa de Cacos, no bairro Bernardo Monteiro, com a exposição "Cacos de Memória", da artista Cris Leão, que vai conversar sobre as obras e sua carreira. A programação desta edição do projeto inicia a partir das 19h e vai contar com atividades variadas, com a apresentação do projeto de revitalização da rua rua Inês Glansman de Almeida e visita guiada ao espaço histórico-cultural. A atração musical fica por conta de Juão Jubá, jovem artista que Contagense Juão Jubá venceu o quadro “Pronto pra Fama” do programa “Hora do Faro”.
Além de apreciar a exposição, quem estiver presente poderá participar de uma visita guiada pelo ponto histórico-cultural e conhecer toda a história da Casa de Cacos, construída aos poucos, pelo sr. Carlos de Almeida, entre 1960 e 1989, e reinaugurada, recentemente, após 17 anos fechada às visitações.
A exposição apresentará ao público cinco quadros, 70x90 cm, produzidos em mosaico, a partir de pedaços de azulejos e pastilhas, utilizando a técnica de vitrofusão. Os cinco personagens escolhidos para serem retratados, destacam-se nas áreas da religiosidade, educação e artístico-cultural. Foram homenageados por seu trabalho: Seu Mário (ex-patriarca dos Arturos), Nair Mendes (professora que dá nome ao museu), sr. Carlos (criador da Casa de Cacos), Efigênia Francisca (primeira matriarca dos Ciriacos) e Conceição Evaristo (uma das mais importantes escritoras brasileiras da atualidade).
“O trabalho é feito a mão e depois é finalizado em uma temperatura alta para que o efeito seja o desejado”, destacou Cris Leão. “É um trabalho que envolve muitas cores e traz a memória não apenas de comunidades, como Arturos e Ciriacos, como da própria cidade de Contagem. Quanto à Conceição Evaristo, é a única homenageada viva, mas que tem uma representatividade ímpar”, completou.
Diferente de outras exposições, desta vez as obras de Cris Leão ficarão expostas somente neste evento. “A Casa de Cacos é muito singular e até por ela ser, por si só, um mosaico, achamos por bem fazer somente um dia”. A exposição, futuramente, estará em outros locais da cidade.
Revitalização
Além das atividades culturais, na oportunidade, a Prefeitura de Contagem vai se reunir com a população para apresentar o projeto de revitalização da rua Inês Glansman de Almeida, onde se localiza a Casa de Cacos, e proximidades, a fim de tornar o local, um ponto de cultura. O encontro será às 18h30.
Para a diretora de Patrimônio de Contagem, Aniele Sousa, “a participação popular é primordial, uma vez que a discussão vai propiciar melhorias ao projeto, com atendimento, inclusive, das necessidades das pessoas”. O projeto de revitalização será coordenado pela Secretaria de Cultura e Subsecretaria de Praças e Parques.
Noite no Museu
O Projeto “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” é um convite da Secretaria Estadual de Cultura para que bibliotecas e museus, em todo o Estado, ampliem o horário de funcionamento, uma vez ao mês, oferecendo ao público, no período noturno, a oportunidade de visitar e participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores e escritoras, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, realizar o empréstimo de livros, entre outras atrações. Em Contagem, essa ação acontece, pelo menos, uma vez por mês.
Casa de Cacos
Singular no mundo, a Casa dos Cacos terá, nesse dia, iluminação especial, música ambiente e muito conhecimento sendo compartilhado. Haverá, ainda, a presença das barracas da Economia Solidária, com comidas e bebidas saborosas.
A Casa dos Cacos foi reinaugurada no dia 27 de agosto de 2022, fazendo parte da programação em comemoração aos 111 anos de Contagem. A visitação acontece de terça-feira a sábado, exceto feriados, das 9h às 17h, e, aos domingos, das 9h às 13h. Para grupos maiores, é necessário agendamento, que pode ser feito pelo telefone 3352-5323.
Serviço:
“Noite Mineira de Museus e Bibliotecas" - Exposição "Cacos de Memória"
Data: 29/6 - quinta-feira
Horário: a partir das 18h30
Local: Casa de Cacos - r. Inês Glansman de Almeida, 132 - Bernardo Monteiro