O Parque Ecológico do Eldorado tem se consolidado como um ponto de lazer e encontro, onde a cada dia mais pessoas podem desfrutar de atividades culturais e ambientais. Com playground, trilhas, atividades culturais e uma extensa área verde, além de ser de fácil acesso, o local possui espaços interativos para diversão e para um passeio com a família. No domingo (18/6), o parque foi o palco da 14ª edição do Sarau Ecológico que combinou arte, cultura e consciência ambiental, em programação rica e diversificada durante todo o dia, atraindo cerca de 1.400 pessoas.
Na parte da manhã, os poetas Josenir Baciliere (BH) e Kenedy Cândido (Contagem) realizaram um recital de autorias próprias; a já conhecida Trilha da Leitura, levou os visitantes por um passeio pelos livros dispostos nos primeiros passeios do parque e nas sombras de árvores centenárias, podendo ser levados para leitura de forma gratuita. Os lançamentos dos livros “Os Brazucas - uma história de todos e de ninguém”, de Cleófas, pseudônimo de Leci Gualter; e “Variegado”, de Hamanda Buchacra; além do solo do músico e guitarrista Sérgio Chagas, que embalou o público com jazz, rock e blues, completaram a programação.
Foto: Débora Rocha
O público ainda se encantou com o espetáculo Circo de Brinquedo e as oficinas de malabares, ações desenvolvidas com o apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fmic), por meio do Edital Movimenta Micro-Projetos.
Quem esteve por lá, pode conferir a primeira edição do Projeto “Não Compre, adote”, da Superintendência de Defesa Animal de Contagem. Uma das adoções realizadas foi especial: a da cadela caramelo Charlotte que nasceu com uma limitação motora nas patas traseiras.
Foto: Ricardo (Cadinho)/PMC
À tarde, foi a vez do show do músico, instrumentista André Oliveira, que é de Contagem, e suas convidadas Alcione Oliveira (pandeiro) e Glaucia Medeiros (flauta transversal), ambas do Projeto Mulheres que Inspiram. A apresentação também contou com o incentivo do Fmic, via Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Lançamentos
A obra "Variegado" proporciona diversas percepções da realidade, com conteúdo diverso e que entretém o leitor. Nas palavras da jovem escritora, Hamanda Buchacra, “é uma excelente oportunidade para mergulhar e se conectar com as diferentes perspectivas que ela oferece”.
Foto: equipe Secult/PMC
Já o livro "Os Brazucas", aborda uma visão particular sobre a realidade vivenciada nas periferias do nosso país. “Com essa temática relevante dos “Os Brazucas”, a escritora contagense, Leci Rocha, pensa sobre questões sociais e mostra uma perspectiva única sobre a vida nas comunidades periféricas. A escritora fez questão de agradecer à Prefeitura de Contagem pelo apoio.
Foto: Débora Rocha
Acolhimento
Logo na chegada ao parque é possível perceber o acolhimento e cuidado para com os visitantes. Sempre presente logo na entrada do local, o gestor Ricardo, conhecido como “Cadinho”, dá as boas-vindas e recebe o público com um largo sorriso e atenção, informando a todos a programação do dia. Fato que, segundo o assessor da Secult, Fernando Perdigão, é um dos fatores que contribuem para que as pessoas se sintam bem-vindas. “Salta aos olhos de quem visita o parque, a interação do Cadinho com o público”.
Para Fernando Perdigão, o parque vem sendo, cada vez mais, uma referência de convivência das famílias de Contagem e de outras cidades da região metropolitana. “Ele está localizado no coração do Eldorado, é de fácil acesso pela avenida João César de Oliveira, com linhas de transporte público para toda Contagem e região. Além das agendas culturais e ambientais promovidas constantemente pela Prefeitura, o parque em si já é uma atração”, destacou.
No próximo domingo (25/6), para comemorar o aniversário dos 19 anos o Parque Ecológico do Eldorado haverá uma programação especial com atrações diversas, entre elas, as apresentações da tradicional Quadrilha Chic Chic e do Boi Rosado; um folguedo, criado em 2008, em Contagem por Severino Iabá, em homenagem a Guimarães Rosa e que integra vertente cultural e ambiental.
As atividades no Parque Ecológico do Eldorado são desenvolvidas em parceria pelas secretarias de Cultura (Secult) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com o apoio da Administração Regional Eldorado.
Parque Ecológico do Eldorado
Rua Paineiras, 753 - Eldorado (próximo ao Big Shopping)
Funcionamento: terça-feira a domingo - das 8h às 17h