Estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil têm até esta sexta-feira (16/6) para fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que proporciona o ingresso dos estudantes em universidades de todo país. Seja por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiamento estudantil (Fies), o resultado no exame proporciona a jovens e adultos a possibilidade de se formarem e buscarem realizações pessoais e profissionais. O resultado também é válido para ingressar em diversas instituições inclusive internacionais, e o Ciências sem Fronteiras.
As inscrições para o Enem 2023 podem ser feitas pelo link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ .
As provas ocorrerão nos dias 5 e 12 de novembro e o gabarito será divulgado no dia 24 do mesmo mês.
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e avalia os estudantes em quatro provas objetivas, contendo 45 questões de múltipla escolha em cada uma delas. Elas são divididas nas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
É necessário, também, fazer uma redação com um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas.
No site Inep-Enem é possível verificar todas as informações necessárias para realização do Enem, como dicas de provas e redação, simulados, calendário e consulta ao local de prova. O endereço é https://inep-enem.com.br/
Passo a passo para a inscrição
A inscrição para o Enem 2023 deve ser feita de forma online pelo link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. O custo da inscrição é de R$ 85,00 e a isenção da taxa é possível para os critérios estabelecidos no edital.
Ao acessar o link acima será necessário informar o CPF e selecionar a figura correspondente à palavra apresentada. Em seguida, preencher a data de nascimento e clicar em “Enviar”.
Na sequência serão solicitados dados pessoais e informações de local de moradia.
O passo seguinte é voltado a atendimento especializado. Posteriormente, é hora de selecionar a opção de língua estrangeira e o estado onde será realizada a prova, com confirmação dos dados repassados.
Informações sobre conclusão do ensino médio e um questionário socioeconômico devem ser preenchidos.
Por fim, devem ser informados os dados de contato e, caso não tenha direito à isenção de pagamento, o sistema vai gerar, automaticamente, o boleto bancário, que precisa ser pago até o vencimento a fim de confirmar sua inscrição.
Mesmo que a data limite caia em um feriado ou domingo, o prazo de pagamento não será prorrogado.