A Prefeitura de Contagem está desenvolvendo mais uma política pública para garantir a preservação do meio ambiente e mais sustentabilidade para o município. Trata-se do projeto “Ponto Limpo Ponto Verde”, uma solução integrante do Programa “Contagem Mais Limpa” para combater o descarte irregular de resíduos sólidos em canteiros centrais e manter a cidade limpa e bem cuidada.
Os canteiros centrais são áreas verdes que separam as pistas de tráfego em direções opostas e possuem vegetação, árvores, arbustos, flores e outras plantas. Nesses pontos, há incidência de descarte irregular de resíduos sólidos. Os chamados “bota-foras”, (prática de descartar lixo, móveis e demais inservíveis em locais impróprios) prejudicam as várias finalidades dos canteiros, tais como melhorar a estética urbana; proporcionar ambientes mais agradáveis para pedestres e motoristas; atuar como uma barreira física entre as pistas de tráfego, aumentando a segurança viária, além de poluir a cidade.
Para reduzir esta prática, o “Ponto Limpo, Ponto Verde” foi criado com o intuito de revitalizar locais como canteiros centrais, praças e outras áreas verdes da cidade e implantar serviços como a limpeza, monitoramento periódico dos espaços, fiscalização e intervenção física, como o plantio de novas mudas e a recuperação da vegetação, além da inclusão de novos equipamentos.
Segundo o demonstrativo dos quantitativos executados apenas neste ano, 4.507,06 toneladas de resíduos foram recolhidos nestas áreas públicas nas oito regionais da cidade. Esse número representa cerca de 10% do que poderia ter sido descartado de porta em porta, de forma correta e sustentável.
Para além deste projeto, a Prefeitura disponibiliza os ecopontos, que são locais criados com o propósito de dar aos resíduos um destino correto. Atualmente, Contagem possui 24 unidades espalhadas pela cidade. O descarte pode ser feito de forma gratuita. São aceitos materiais como telhas, móveis, pneus (até seis unidades), madeira, entulho de obras, folhas e galhos provenientes da poda de jardim. Os ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h50.
Cidade mais limpa faz parte de um trabalho coletivo
Os trabalhos promovidos pelo “Ponto Limpo, Ponto Verde” seguirão sendo executados, e, paralelamente, a Prefeitura conta com a contribuição dos moradores na manutenção das áreas públicas limpas e conservadas. Vale lembrar que o descarte irregular de resíduos acarreta em problemas ao meio ambiente e à saúde pública, ocasionando o entupimento da rede de drenagem pluvial, provocando inundações e o surgimento de vetores de diversas doenças, além de aumentar, significativamente, os custos do município com limpeza.
A equipe de Mobilização Social da Limpeza Urbana percorre a cidade regularmente levando informações e sensibilizando a população sobre as práticas adequadas em relação aos resíduos gerados. Lembrando que a lei nº 188/2014, que define a política e diretrizes de limpeza urbana na cidade, prevê notificação e multa de R$50 a R$1,5 mil para quem insiste nas práticas irregulares. Denúncias e mais informações podem ser obtidas pelo 0800-2831225.