Como parte das ações de sensibilização dos envolvidos no trânsito sobre os cuidados necessários para a prevenção dos acidentes de trânsito na cidade, a Prefeitura de Contagem realizou o “1º Seminário Interinstitucional sobre a Saúde no Trânsito do Município de Contagem: Uma Ação Pela Vida”, nesta quarta-feira (24/5). Com ênfase nos condutores que exercem atividades profissionais, a iniciativa foi coordenada pela Transcon, em parceria com o Cerest Contagem e o Sest/Senat.
O seminário, também, buscou conscientizar os profissionais de saúde sobre a obrigatoriedade do preenchimento da notificação de acidente de trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
O evento fez parte das ações do movimento Maio Amarelo, em comemoração aos dez anos da campanha, e contou com a participação de especialistas no trânsito, empresas de transporte, logística e delivery, motoristas de transporte de cargas e de ônibus, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, agentes de trânsito da autarquia e colaboradores do Sest/Senat.
O presidente da Transcon, Sant Clair Terres, comentou sobre a importância da discussão dos temas no seminário e o papel desempenhado pela autarquia na prevenção dos acidentes. “São nestas ocasiões que temos a oportunidade de nos aprofundarmos e percebermos ainda mais o que representa essa iniciativa. A Transcon vem trabalhando à frente de ações de conscientização junto às pessoas, ao público em geral, às vezes de forma lúdica, com apresentações culturais e brincadeiras, com o objetivo de chamar a atenção de todos. Esse conjunto de ações é extremamente importante para a redução dos números de acidentes no trânsito”.
A diretora da Vigilância em Saúde do Trabalhador de Contagem (Visat) e do Cerest Contagem, Fátima Brant, abordou o tema “Segurança no trânsito e acidentes de trabalho”. Foram apresentadas diversas questões sobre a importância do cuidado e a saúde das pessoas que utilizam o trânsito em suas atividades diárias. “Há nove meses, estamos planejando esse seminário junto aos parceiros envolvidos. Com muito diálogo e disposição, hoje nasce essa parceria de trabalho entre as instituições, que é apenas o começo para discutirmos o trânsito em Contagem. Não só pela saúde do trabalhador, mas pela saúde de todos”.
Durante o encontro, o grupo de teatro do projeto cultural “Viva a Via”, desenvolvido em parceria com a Transcon, realizou uma apresentação artística sobre situações vivenciadas no trânsito que permitiram, ao público, uma reflexão sobre a importância da conscientização para as mudanças de hábitos que contribuirão para um trânsito mais seguro para todos.
O coordenador da Divisão-MG do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Maurício Pontello, comentou sobre os desafios de se pensar na organização e no planejamento do trânsito e a necessidade de se criar uma rede de proteção para os atores envolvidos no trânsito. “Esse seminário é uma grande novidade. É importante agregarmos as instituições participantes para discutir as questões que envolvem a necessidade de interrompermos os acidentes de trânsito. Podermos contar com pessoas e profissionais multidisciplinares preocupados e engajados com o tema faz muita diferença. Precisamos, de fato, despertar a sociedade, porque nenhuma morte é justificável no trânsito”.
A diretora de Operações de Trânsito da Transcon, Mariele Marília, abordou o tema “Trânsito inclusivo”, trazendo reflexões sobre educação e respeito com as pessoas consideradas mais vulneráveis no trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, idosos e pessoas com deficiência). “É a partir da educação que se tem elementos que podem facilitar a tomada de decisões na hora de fazer uma escolha assertiva, adequada e correta. O desconhecimento pode levar a uma escolha errada, que impacta diretamente na vida do outro. O nosso objetivo é buscar um trânsito mais inclusivo, integrado, onde todas as pessoas possam circular com segurança. E tudo isso acontece a partir das nossas escolhas”.
Educação com diversão
As ações do Maio Amarelo continuam até o final do mês com atividades para toda a família, em especial para o público infantil. A partir desta quinta-feira (25/5), acontecerá, na praça Presidente Tancredo Neves, em frente à Prefeitura, o evento “Educação para o trânsito com diversão”, desenvolvido pelo Projeto Cultural “Viva a Via”, patrocinado pela Tambasa Atacadistas, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura, realizado pela MH Produções em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio da Transcon.
O objetivo do projeto é levar para os futuros condutores e pedestres, a educação para o trânsito com diversão. A programação conta com apresentações teatrais sobre o tema, oficinas de arte, atividades interativas com o uso de óculos de realidade virtual e com a implantação de uma Transitolândia lúdica, inspirada na realidade das cidades e coordenada por técnicos de trânsito da Transcon, pela primeira vez em uma praça pública em Contagem. Contamos com a participação de todos.
Fique atento aos canais de comunicação da Prefeitura de Contagem e da Transcon, e acompanhe as ações que estão sendo realizadas.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos - Fotógrafo Fábio Silva