As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são essenciais para o atendimento de emergências médicas no município de Contagem. Com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência ao usuário, do acolhimento até a saída, a Prefeitura de Contagem vem promovendo diversas iniciativas para requalificar as Unidades. O projeto iniciou em janeiro deste ano e contemplará todas as UPAs do município.
O projeto de Requalificação das UPAs tem o foco de atuação voltado para melhoria da infraestrutura, modernização dos equipamentos, mobiliários e inovação dos fluxos assistenciais, oferecendo uma estrutura adequada para o serviço de urgência e emergência. Além de promover mais conforto e hospitalidade durante o atendimento ao usuário, visando também a valorização dos profissionais da saúde.
Para que as mudanças ocorram e consigam atender às necessidades da população, os principais envolvidos no projeto realizam reuniões semanais com as equipes de gestão das UPAs e adotam várias estratégias, como escuta dos usuários e trabalhadores nas unidades, observação passiva das atividades ofertadas, entre outros métodos, visando subsidiar as adequações.
Uma das principais ações realizadas no projeto é a modernização das instalações, com reformas e implementação de novos equipamentos nas unidades, que são guiadas pelas equipes da diretoria, assistencial, engenharias clínica e manutenção hospitalar. Isso inclui a adaptação das unidades para facilitar o atendimento aos pacientes, a construção de novas salas de atendimento, a implantação de equipamentos mais modernos, melhoria da infraestrutura dos locais e padronização dos fluxos assistenciais para todas as unidades, reduzindo o tempo de espera na unidade, trazendo um melhor acolhimento e conforto aos pacientes.
Segundo a superintendente das UPAs, Beatriz Palhares, o projeto também visa proporcionar educação permanente aos colaboradores, por meio da oferta de qualificação dos profissionais. Serão oferecidos vários cursos de capacitação em urgência e emergência com certificação, como forma de atualização e aprendizagem para os profissionais, e assim ampliando a eficácia do serviço prestado à população.
"O projeto de Requalificação das UPAs é uma iniciativa importante para melhorar a qualidade do atendimento prestado nessas Unidades, promovendo a modernização da infraestrutura, a qualificação dos profissionais e a valorização da saúde como um direito fundamental da população”, ressaltou Beatriz Palhares.