Representantes da administração municipal estiveram, nesta quarta-feira (10/5), no CSU Amazonas para visitar o Castramóvel de Contagem. O ônibus, adaptado e equipado, é fruto da parceria entre a Prefeitura e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Projeto de Vida, e pretende ajudar nas demandas de cirurgias de esterilização de cães e gatos do município. Nas últimas três semanas, o Castramovél esteve presente na Regional Industrial e, até o dia 12/5, vai realizar a castração de cerca de 180 animais, entre cães e gatos.
A prefeita Marília Campos conheceu o equipamento e afirmou que o município está trabalhando na construção de políticas públicas que implementem os direitos dos animais, como o controle populacional e adoção responsável. Segundo ela, o primeiro passo para fomentar essas políticas na cidade, foi a criação da Superintendência de Defesa Animal.
“Vamos elaborar um plano municipal de direitos dos animais, para que o município tenha suas próprias políticas públicas voltadas para o bem-estar dos animais. E, assim, articular com os governos estadual e federal recursos para implementar essa política em Contagem”, afirmou.
Marília explicou que a Prefeitura irá articular a ampliação do atendimento do Castramóvel e assim aumentar o número de atendimentos nos territórios, mas que é preciso a população fazer a parte dela no cuidado com os animais.
“Não dá para falar que temos saúde, se tiver cães e gatos andando doentes na cidade. É preciso cuidar da vida animal, para garantir que os seres humanos tenham uma saúde mais equilibrada e com mais qualidade de vida”, informou.
A moradora da região Industrial, Daniela Fada de Souza foi uma das pessoas que foram conhecer o equipamento. Para ela, essa é uma importante iniciativa para garantir mais qualidade de vida e bem-estar para todos os animais em Contagem.
“Garantir a castração de animais é diminuir o número desses animais nas ruas e assim, diminuir o número de animais doentes também. Muitas pessoas não entendem, mas o animal sendo bem cuidado, isso impacta diretamente na nossa vida, pois melhora a saúde pública na cidade. Então é algo importante para todos e deve ser sim realizado”.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão Mesquita destacou a importância do Castramóvel na realização das esterilizações e como isso pode ajudar a diminuir o número de animais que aguardam pelo procedimento.
“Essa iniciativa é muito importante não apenas pela questão de ajudar com a demanda acumulada que a gente tem, mas também pela mobilidade que esse equipamento possui. Com ele podemos ir cada vez um território, pois sabemos que a população tem dificuldade em trazer seu animal seja na zoonose ou em uma das clínicas conveniadas. Ele traz uma facilidade muito grande para a população e assim diminui o número de pessoas que não comparecem nos agendamentos”, afirmou.
O recurso utilizado para o Castramóvel, veio por meio de uma emenda impositiva do ex-vereador Carlin Moura, no valor de R$ 1 milhão, sendo R$ 500 mil em 2023 e o restante para o ano que vem.
O veículo irá percorrer as oito regionais da cidade, focando nas áreas com maior número de cadastro de animais da população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. Nos locais serão realizadas as castrações de 20 animais por dia, sendo dez na parte da manhã e dez pela tarde, totalizando 60 animais por semana.
O Castramóvel não irá atender demanda espontânea, portanto é necessário que a população faça o cadastro pelo link http://castracao.contagem.mg.gov.br/. Para aqueles que já possuem o cadastro, basta aguardar o contato da equipe responsável. Os próximos locais a receberem o equipamento serão Vargem das Flores (15/5 a 12/6), Nacional (26/6 a 14/7) e Ressaca (5 a 23/6).
Para saber mais sobre o funcionamento do Castramóvel, clique aqui https://www.portal.contagem.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/77580/prefeitura-de-contagem-inicia-castracao-gratuita-e-itinerante-de-caes-e-gatos-no-castramovel/
Clique aqui e confira a galeria de fotos.