Neste domingo (5/3), o Sada Cruzeiro venceu o São José, em Jaraguá do Sul, por 3 sets a 0 e sagrou-se heptacampeão da Copa Brasil de vôlei. Com parciais de 25/18, 25/21 e 25/23 o Sada Cruzeiro, time parceiro da Prefeitura de Contagem, se isolou como o maior campeão do torneio, sendo vitorioso em 2014, 2016, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2023.
Com a Arena Jaraguá recebendo grande público, o Sada Cruzeiro mostrou volume de jogo e ritmo intenso. Sacando pesado, os cruzeirenses contaram com uma boa distribuição de Nico Uriarte e ainda trabalharam bem no bloqueio e tiveram um ótimo aproveitamento nos contra-ataques.
O cubano López foi o maior pontuador da final, com 17 acertos, seguido pelo oposto Oppenkoski, com 11 pontos. López, após o triunfo, resumiu o sentimento vitorioso: “Estou muito feliz por poder ajudar o time e jogar bem. Na semifinal eu estava um pouco ansioso. Hoje, com a cabeça um pouco mais no lugar, consegui fazer um jogo melhor e ajudar o time. O São José teve momentos bons no jogo, em que sacaram muito bem, atacaram muito bem, mas nós fomos mais precisos. Estou feliz demais por essa nossa conquista”.
O experiente Lucão, que chegou nesta temporada, também comemorou. “A gente, que é atleta de alto nível, quer vencer tudo. E é bom demais estar em um clube como o Sada Cruzeiro, conquistando coisas novas, este que já é um clube multicampeão, com uma torcida maravilhosa. Eu estou muito feliz”, disse.
O terceiro troféu na temporada
Com a conquista obtida, o Sada Cruzeiro chegou ao 14º título dos principais torneios nacionais. O número impressiona e confirma a sólida e vitoriosa jornada do time estrelado, que vai completar 17 anos de atuação em 2023. Só na atual temporada foram três: Campeonato Mineiro, Supercopa e, agora, a Copa do Brasil. O Cruzeiro ainda ficou com o bronze no Mundial de Clubes, em dezembro.
Primeiro título da Copa do Brasil por Filipe Ferraz
Tendo o nome na história do Sada Cruzeiro como jogador, Filipe Ferraz chegou à sua primeira Copa do Brasil e, assim, chegando a um trinfo que poucos técnicos chegam: se tornou campeão de todos os torneios possíveis atualmente em solo brasileiro. Isso em apenas sua segunda temporada à beira da quadra.
“Estou muito feliz por todo o trabalho que estamos realizando no Sada Cruzeiro. A Copa Brasil é um torneio importante. Faltava este título como treinador, eu não via isso como uma pressão, mas claro que existe sempre a vontade de vencer. Todos estão de parabéns, por toda a entrega e determinação, superação, e o grande trabalho em grupo”, disse Filipe Ferraz, que fez aniversário na última semana (01/03) e ganhou mais uma taça de presente.
Sada Cruzeiro – Nico Uriarte, Oppenkoski, López, Vaccari, Lucão, Otávio e o líbero Lukinha. Entrou Rodriguinho. Técnico: Filipe Ferraz
São José – Brasília, Sanchez, Bruno Canuto, Douglas Souza, Michel, Johan e o líbero Rogerinho. Entraram Albert, Gabriel Cotrim, Ian e Rodrigo. Técnico: Carlos Schwanke