Com a volta do período letivo em Contagem, a Patrulha Escolar da Guarda Municipal retornou suas atividades de policiamento, prevenção e segurança nas escolas municipais, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e nas creches conveniadas. Na Regional Riacho, 14 unidades escolares recebem a patrulha constantemente, mas ações como palestras e atividades percorrem todas as unidades da região.
A gerente de Proteção Escolar da Guarda Municipal, Renata Nunes, explicou que os patrulhamentos preventivos são realizados na entrada dos estudantes, no horário de recreio e na saída. “O objetivo é garantir a segurança, evitar brigas e outros atos delituosos no entorno das unidades. Os guardas também atuam no controle do trânsito nas entradas das escolas”.
Além dos patrulhamentos preventivos diários e das campanhas educacionais, durante o ano letivo, a gerente explicou que a Guarda Municipal tem trabalhado em cima de outras ações que visam a integração da comunidade escolar com os guardas, desmistificando a ideia de repressão ligada aos agentes de segurança.
Renata Nunes explicou que durante as campanhas educacionais e os projetos de prevenção à violência, a atuação se dá dentro das escolas com o objetivo educativo, preventivo e também para gerar lazer e atividades para os jovens. “Assim queremos que o estudante e sua família se aproximem da guarda. Promovemos eventos com a banda de música, com as mascotes e até apresentações do nosso canil, proporcionando um momento de lazer e diversão”.
De acordo com o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, “a ação da Patrulha Escolar é de extrema importância para a segurança dos jovens estudantes no nosso território, mas também para promover uma aproximação da população com a Guarda Municipal”. Ele destacou que, para o ano de 2023 a Guarda Municipal, juntamente com a administração regional, planejam mais projetos e programas pelas escolas do território pensando justamente na integração das famílias com os guardas.