A cada dia, as obras do Complexo Maracanã avançam a olhos vistos. Maior projeto de infraestrutura, mobilidade e saneamento em curso no município, a implantação da nova avenida está sendo executada com várias frentes de trabalho simultâneas neste início de ano e apresentando evoluções notórias para quem mora ou transita pelos bairros da região Sede.
Neste momento, apesar do período chuvoso, os trabalhos de fundação estão em ritmo intenso na área onde será construída a ponte da avenida Dulce Geralda Diniz e fará cruzamento com a avenida Maracanã. Esta mesma etapa de instalação das estacas raiz está em desenvolvimento no retorno 1 e na ponte do retorno 2, que ficará sobre o córrego Maracanã. Já na altura do retorno 5, no encontro da rua Levi Diniz Costa com rua Seis, a fundação já está concluída, dando início à instalação de vigas.
No ponto onde se dará o início da av. Maracanã, no encontro da av. Carmelita Drummond Diniz com a rua Albert Schwaitzer, a montagem do canal da galeria 1 está em andamento. Já na galeria 2, no ponto onde a rua Francisco Almeida Melo se encontra com a rua Felisbino Pinto Monteiro, o sistema de drenagem segue em evolução. Nos próximos dias, será feita a implementação das adutoras da Copasa, o que permitirá o avanço da obra. Este serviço vai ser executado pela companhia de água e esgotamento.
Na altura da LMG-808 onde será construído o viaduto que distribuirá o trânsito para os dois sentidos da rodovia, já houve o remanejamento das redes de energia da Cemig e a implantação de estacas do tipo hélice está bastante adiantada em ambos os lados da via. A próxima etapa será o início da montagem dos blocos de coroação da fundação do elevado.
A prefeita Marília Campos ressalta como o projeto vai beneficiar, significativamente, a mobilidade de Contagem e impactar os municípios vizinhos. “A avenida Maracanã vai tirar todo o trânsito do centro da cidade, na Sede, vamos ter um grande corredor que vai ligar o Eldorado até a região de Nova Contagem e vai melhorar muito a mobilidade do nosso município, repercutindo positivamente em toda a região metropolitana”, disse.
O empreendimento tem proporcionado o desenvolvimento socioeconômico para Contagem, com geração de trabalho e renda para a comunidade local, além de atrair investimentos e valorização das regiões envolvidas. As obras contam com investimentos de R$ 302 milhões, oriundos de recursos municipais, financiados junto à Caixa Econômica Federal.
VEJA MAIS ACESSANDO A GALERIA DE FOTOS