A Mostra Audiovisual Escolar – Mave incentiva as produções culturais nas escolas do município. O projeto é realizado pela Prefeitura , por meio das Secretarias de Educação e de Cultura - Secult e a Fundação de Ensino de Contagem - Funec.
Tendo em vista que uma das metas do Programa “Escola Viva” é possibilitar o aprendizado lúdico dos estudantes do município, a Mave busca reduzir as barreiras entre as escolas municipais e a linguagem cinematográfica, fomentando novas formas de aprendizado.
A primeira edição trouxe o tema “Minha Escola tem Memória”, onde os participantes relataram suas lembranças e sentimentos relacionados à escola, em meio ao período de pandemia, que impediu o contato com as redes de ensino.
A ação continuou em 2022, tendo como pano de fundo “Sankofa: Revelando negras histórias”, cuja finalidade foi de resgatar histórias negras, ao mesmo tempo em que valoriza a diversidade cultural do município.
Os participantes tiveram várias inspirações, como no caso da estudante do 3º ano da Funec Cruzeiro Sul, Gabriela Vitória, que trabalhou no Projeto “Minha escola tem memória”. Sua participação ocorreu por meio de debates que a estimularam na busca por conhecimentos de diversos assuntos, por meio dos incentivos dos professores.
“Para criar o vídeo usei um celular, notebook e alguns recursos de edição do próprio equipamento. O processo foi muito legal e desafiador, já que não tinha tanta prática com os equipamentos, foi bom desenvolver a minha oratória”, destacou Gabriela. “Eu gostei do resultado final. Nosso grupo abordou questões importantes a serem debatidas e resgatamos também a memória de nossa escola”, completou.
Para a professora de biologia da Funec Ressaca, Rodneia Nogueira, sua participação na segunda edição do projeto de vídeo “A Ficha Caiu” foi importante para a discussão da representatividade da população negra, principalmente, pelo fato de contar a vivência, que possibilitou o debate”.
Rodneia destaca que ao longo do projeto é usado um celular para a captação de imagens, um notebook e microfones. “Apesar dos entraves na produção, foi prazerosa a possibilidade de rever minha memória da escola”, disse.
Ela conta ainda que a iniciativa marcou a trajetória como mulher preta, um marco na tomada de consciência da sua negritude, já que não cresceu perto de mulheres pretas que pudessem inspirá-la.
II MAVE
Na II Mave foram, ao todo, 16 produções realizadas por estudantes e trabalhadores da Educação. Na Mostra, a escolha do melhor vídeo foi feita por votação popular por meio do Canal da Educação no YouTube. Os vídeos mais curtidos em cada categoria foram vencedores. Haverá, também, uma avaliação de um júri técnico, que será divulgada ainda no primeiro semestre de 2023.
As escolas cujos vídeos foram premiados ganharão uma placa. Já os estudantes e coordenadores de cada equipe, receberão uma placa, camiseta e uma câmera de ação, que serão entregues em cerimônia de premiação, que ocorrerá ainda esse ano.
Confira os(as) ganhadores(as) da Seduc na II Mave:
https://www.portal.contagem.mg.gov.br/editais/mave2seducsankofa0422resultadofinal_22100845.pdf
Confira os(as) ganhadores(as) da Funec na II Mave:
https://www.portal.contagem.mg.gov.br/editais/mave2funecsankofa0122resultadofinal_22100646.pdf
Para assistir todos os vídeos da II Mave, clique no link abaixo:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL8VLdB98qaNtkmWoL0J6VAHava-N36BuT