O pianista mineiro Gustavo Figueiredo e os músicos Adriano Campagnani (baixo) e André Limão Queiroz (bateria) vão presentear o público, neste domingo (15/1), no parque Fernão Dias ( rua Rio Comprido, 4.655), a partir das 11h, com show de jazz instrumental contemporâneo.
O evento acontecerá ao ar livre, no Espaço Cultural, local próximo à entrada do parque. O trio contará com a presença dos convidados Kadu Vianna e Marcelo Dai. A apresentação foi contemplada no edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem - FMIC, é gratuito.
De acordo com o músico, o show propicia um clima alto-astral, envolvente e elegante. O repertório é composto por canções que fazem parte do disco “Antes do fim” e releituras de clássicos de Gilberto Gil, Dominguinhos e Djavan. “Sinto-me honrado por contribuir na divulgação da música instrumental, especialmente o jazz, que ainda não é conhecido por todos. Preparamos um show vibrante e esperamos que o público goste e interaja conosco”, completou o Gustavo.
O artista
Gustavo Figueiredo é natural de Belo Horizonte, e tem como influências as bandas Beatles, Queen, Eric Clapton, entre outros. Entre os 12 para 13 anos começou a se interessar pelo universo musical, que culminou no aumento de aulas de teclado. Aos 17 anos, decidiu ser artista, passou a dar aulas particulares de teclado e a tocar diversos estilos como músico freelancer, além de fazer um trabalho de jazz fusion.
Com o tempo, teve contato com todos os tipos de jazz e passou a tocar esse estilo musical misturando elementos brasileiros e estrangeiros. Já se apresentou ao lado de Vander Lee, Beto Guedes, Toninho Horta, Gilvan de Oliveira, Marku Ribas, Nivaldo Ornelas, Grupo Cobra Coral e Celso Moreira. Também dividiu palco com Elza Soares, Flávio Venturini, Paula Lima, Luiza Possi, Emmerson Nogueira, George Israel, Toninho Ferragutti e Leila Pinheiro.
Ganhador do Prêmio BDMG Jovem instrumentista 2005 e 7º Prêmio BDMG Instrumental 2007, em 2014, lançou o CD “Trio”, com oito canções autorais e uma releitura. Em 2015, gravou um DVD ao vivo na “Sala Juvenal Dias”, no Palácio das Artes. Já em 2018, Gustavo Figueiredo Trio estreou o espetáculo “Música brasileira” em homenagem aos grandes compositores do cenário nacional que marcaram gerações e, ainda, fazem história. No fim de 2021, lançou o seu segundo disco, “Antes do fim”, em todas as plataformas digitais. Com seu trio vem tocando em festivais e shows pelo país e passagem por Portugal.
Serviço
Música - Gustavo Figueiredo (Entrada Franca) Convida Kadu Vianna e Marcelo Dai
15/1 (domingo), às 11h
Local: Parque Fernão Dias - rua Rio Comprido, 4.655
Informações: (31) 3353-4222