A fim de corrigir danos causados e evitar mais transtornos para a população, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos - Semobs, está realizando intervenções de manutenção no sistema de drenagem da rua Um, localizada no bairro Jardim Riacho das Pedras.
A demanda, considerada urgente, foi apresentada pelo grupo do Comitê Gestor de Área de Risco - CGAR, na sexta-feira (24/12). Recebida a demanda, a equipe da Semobs, já na segunda-feira (26/12) começou os trabalhos, que consistem primeiro na limpeza e desobstrução da via e, depois, na limpeza das canaletas de drenagem, construção de um novo meio de lançamento da água e a recuperação do sistema de drenagem danificado. As intervenções estão em andamento e devem durar aproximadamente duas semanas.
Evandra Laine, engenheira fiscal da Subsecretaria de Manutenção, órgão executor da intervenção, explicou que houve um deslizamento e queda de árvore que bloqueou a rua. O problema foi causado por uma valeta que estava obstruída e impedia o escoamento da água. “O pátio tinha três valetas de queda d'água e em uma delas não estava descendo a água, além de um pequeno muro que fazia a contenção. Assim, a água infiltrou no solo e tudo começou a descer para a via, uma queda de cerca de 50 metros. Fizemos a limpeza do local e desobstruimos a valeta”, informou.
Com o problema sendo solucionado, a engenheira da Subsecretaria de Manutenção fez algumas ressalvas, em especial, sobre a importância de fazer a manutenção das drenagens. “Se a gente não fizesse imediatamente o serviço para fazer a desobstrução do sistema, ia cair o pátio do estabelecimento e ia fazer um estrago na encosta. Então, fazer a manutenção de canaletas, calhas de telhado, drenagem dentro de casa, caixa de passagem dentro de casa é muito necessário. Isso porque, no período chuvoso, se tiver uma folha ali que esteja obstruindo, corre-se o risco de alagar. Serve para qualquer imóvel a importância de manter seu sistema de drenagem em funcionamento”, completou.