Na última segunda-feira (12/12), gestantes e puérperas participaram de uma ação educativa com foco na discussão sobre gestação e maternidade, promovida pelo Grupo Operativo “Bebê a Bordo”. O encontro, que ocorre mensalmente na Unidade Básica de Saúde - UBS Vila São Paulo, tem como principal intuito a discussão em torno dos desafios enfrentados durante o período da gravidez, sobre assuntos relacionados à maternidade, gestação e pré-natal.
O Grupo Operativo “Bebê a Bordo” foi formado no segundo semestre deste ano, por meio de uma construção coletiva entre os profissionais e estagiários da UBS Vila São Paulo. As gestantes e puérperas participantes do projeto são acompanhadas e orientadas pelas Equipes de Saúde da Família e Odontologia da unidade.
O articulador do projeto e odontologista da UBS Vila São Paulo, Patrik Felix Jardim, ressaltou que as ações desempenhadas por meio do projeto são essenciais para a promoção de um cuidado assistencial mais amplo e adequado. “O principal objetivo é proporcionar uma assistência integral humanizada às futuras mães e familiares, principalmente, porque muitas vezes as consultas de pré-natal são realizadas de forma individual e não são suficientes para suprir todas as demandas. Por isso, o Grupo Operativo torna-se um ambiente apropriado para proporcionar momentos de interação, trocas de experiências e esclarecimento de dúvidas”.
A médica da UBS Vila São Paulo, Paula Maria Mara Maia, explicou que os assuntos abordados durante os encontros são fundamentais para esse período da maternidade. “É essencial orientar e tornar esse momento da maternidade mais tranquilo, e que essas mães se sintam acolhidas e vejam que aqui na UBS é um ponto de apoio não somente para elas, mas para o bebê também. Temos como foco criar um vínculo com a gestante, a fim de conquistar essa mãe e continuar com o acompanhamento mesmo depois do nascimento do bebê. Essa ação realizada pelo projeto é de extrema importância para a Regional Industrial, visto que existem alguns fatores que são determinantes para a promoção da saúde integral da gestante e do bebê, como a vulnerabilidade social”.
A enfermeira da UBS Vila São Paulo, Marina Nunes Fagundes, destacou que por meio do grupo houve resultados positivos em todos os sentidos, desde as gestantes até as equipes envolvidas no projeto. “O Grupo Operativo “Bebê a Bordo” foi um aprendizado não somente para as mães participantes, mas para nós enquanto equipe também. Temos esperança que no próximo ano possamos continuar com esse grupo e com a criação de mais outros também, a fim de continuar proporcionando esse espaço de cuidado integral à comunidade,” salientou a enfermeira.
A mãe participante do projeto Leila Braga da Silva contou que as reuniões têm cooperado muito para seu período da maternidade. “Durante o puerpério tive grande dificuldade de amamentação e as orientações e o cuidado dos enfermeiros que foram até a minha casa, me ajudaram bastante com essa questão. Sou muito grata por esse espaço de conhecimento e por todas as informações passadas durante os encontros realizados esse ano, posso dizer que todas foram válidas e necessárias. É muito bom ter esse apoio,” disse.
A gestante de gêmeos, Lívia Machado de Souza, conta que irá participar das reuniões, visto que o espaço do “Bebê a Bordo” é propício para esse momento. “Quando fiquei sabendo que estava grávida de gêmeos foi um susto muito grande, ainda mais sendo mãe de primeira viagem. Apesar de ser minha primeira participação no Grupo, sinto que esse espaço vai me fazer adquirir experiência e tirar as muitas dúvidas que surgem durante esse período.”
Clique aqui e confira a galeria de fotos