Com o objetivo de divulgar o trabalho de empreendedoras que atuam com serviços que valorizam a cultura africana e afro-brasileira por meio das artes plásticas, música, culinária, vestuário, estética, beleza e produtos agroecológicos, a Prefeitura realizou, no terceiro piso do Só Marcas Auto Shopping, durante o último fim de semana, a Terceira Feira Mercado Afro de Contagem.
A prefeita Marília Campos prestigiou o evento e destacou a importância de dar visibilidade ao povo negro e às suas identidades. “O tempo todo o que vemos é tentativa de invisibilizar a existência, a tradição e a cultura do povo negro. Na verdade, precisamos de um país onde haja um compromisso dos empresários para criarmos mais oportunidades para uma vida mais digna para a população negra, e finalmente ter uma sociedade com mais igualdade racial”, afirmou.
Marília também parabenizou os organizadores da feira, bem como os apoiadores que contribuíram para a sua realização. “Parabéns pela luta povo negro, parabéns pela cultura, pela comida, pela estética, é isso que a gente quer, marchar juntos por um Brasil mais feliz, com mais igualdade racial”, destacou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniella Tiffany, ressaltou que as feiras têm sido uma experiência muito importante. “Trata-se de espaço para congregar muitas identidades que permitem que as pessoas se encontrem, se representem e saibam que elas são bonitas. Agradeço a essa gestão pela oportunidade que nos dá de ocupar os espaços que ocupamos e que da nossa maneira transformamos em espaços de luta”, reiterou.
Quem passou pela feira no fim de semana encontrou diversidade cultural, criatividade e variedade de produtos que retratam a cultura e o mercado afro, além de um desfile da beleza negra e apresentação de tambores e de uma roda de capoeira que abrilhantaram ainda mais a feira no sábado. E claro, não poderia faltar na programação, muito samba com o Grupo Roda moinho com a participação da cantora Luiza Gabrielle. E para fechar as atrações musicais a apresentação do cantor Raphael Salles..
Para a empreendedora da BH Raízes, Elizabete Caetano, participante pela segunda vez, são muitos os desafios do empreendedorismo negro, que resiste e busca se consolidar, no mercado. Ela destacou o investimento da Prefeitura de Contagem no protagonismo negro. “O evento está lindo, com boas atrações e os feirantes com certeza, estão abrilhantando esse momento, ainda mais, com muitas novidades e diversidade de produtos”.
Estiveram presentes o vice-prefeito, Ricardo Faria; os secretários de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; de Governo, Pedro Amaral; as subsecretárias de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos; de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes; e de Trabalho e Renda, Mara de Castro; o administrador da Regional Sede, Lindomar Diamantino; e o representante do Banco Santander, Diogo Ruas; e o proprietário do Só Marcas Autoshopping, Mário Valadares, apoiador do evento.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.