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NOV
18
18 NOV 2022
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Estações do Corredor Norte-Sul Trecho II, na av. João César de Oliveira, entram na fase final
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Parte importante do Sistema Integrado de Mobilidade – SIM, de Contagem, a obra de implantação do Corredor Norte-Sul Trecho II,  na av. João César de Oliveira, segue em ritmo normal de execução. O processo de montagem das estações de transferência de passageiros ao longo das avenidas General David Sarnoff e João César de Oliveira já se encontram em finalização, com as etapas de acabamento em execução em várias unidades. A instalação das estruturas é a primeira parte da implementação do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM, que vai modernizar e otimizar o transporte público de Contagem.

A previsão é de que a implantação de todas as estações seja concluída até fevereiro de 2023. Após a implantação das estações, os processos de automação do SIM começarão a ser testados. Algumas intervenções no trânsito da região e ajustes de passeios e canteiros também serão feitas. A expectativa é que a obra esteja totalmente finalizada em julho de 2023. 

Até o momento, foram investidos na ordem de R$21.885.192,84, dos R$ 44.281.636,97 contratados para a execução da obra.

Etapas

A estação 9, em frente ao Itaú Power Shopping, é a mais avançada. As portas e  o piso em granito já foram instalados, está recebendo instalações elétricas e a cabine da bilheteria está bastante adiantada. Na estação 8 (cruzamento com a av. Marechal Castelo Branco), as portas também já começaram a ser montadas. Na sequência, os acessórios serão postos nas unidades 10 (próxima à praça Papa João XXIII, na Cidade Industrial); 7 (av. João César com a avenida Olímpio Garcia) e 6 (perto do camelódromo do Eldorado).

Última a ser montada, a estação 5, no centro comercial do Eldorado, já atingiu o mesmo nível de evolução das demais. Neste momento, as equipes se concentram em concluir a instalação das estruturas metálicas da bilheteria e dos módulos metropolitano e municipal. No local, uma intervenção está sendo feita na esquina da rua Alemanha, a fim de readequar o espaço da via para melhorar o fluxo de veículos no trecho, assim como foi feito no outro lado, no encontro da av. João César com av. Pedro Olímpio da Fonseca.

Outra etapa importante das obras é a parcela referente à infraestrutura de drenagem pluvial e pavimentação necessária à conformação das pistas no entorno das estações 2, 3, 4, 8 e 10. A execução desta etapa da obra depende do remanejamento das redes de distribuição de energia elétrica. Esses serviços ainda não puderam ser executados pela Cemig. Portanto, a previsão é que essa etapa seja concluída até março de 2023.

Histórico da obra:

A execução do Corredor Norte-Sul – Trecho II foi contratada em dezembro de 2019 pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte – TransCon, por meio de Processo Administrativo/Licitatório 066/2019. O valor do contrato firmado foi de R$57,5 milhões de reais. O prazo inicial de execução ficou definido em 12 (doze) meses contados a partir do dia 16 de abril de 2020. 

A expectativa era que a obra estivesse concluída no mês de abril de 2021, porém algumas ocorrências impediram o alcance desse objetivo. A completa falta de estrutura financeira da empresa para a execução dos serviços culminaram com a rescisão do contrato, em agosto de 2021.

A partir desse ponto foi aberto o processo de rescisão e o chamamento do segundo colocado no certame, que firmou contrato em novembro de 2021 para a execução dos 80% restantes. Isto significa que o processo de dispensa de licitação conforme determina a lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, onde se institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

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Autor: Lucas Costa
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