A 1ª etapa do Programa Asfalto Novo está na reta final e quase 90% das vias incluídas já foram atendidas. Das 53 ruas contempladas, 44 já foram requalificadas até este momento. A população de Contagem tem atestado os benefícios no dia a dia, com um trânsito mais seguro tanto para motoristas quanto para pedestres.
Neste momento, quatro ruas estão sendo executadas simultaneamente. A rua Nossa Senhora de Fátima, no Água Branca, está sendo pavimentada em período noturno. A rua Jonas Soares, no bairro Amazonas, também recebe os serviços de requalificação durante a noite. As ruas Sema, no Icaivera, e Monsenhor João Martins, no Novo Progresso, têm os trabalhos em horário diurno, mas, serão finalizadas no período noturno, a partir da próxima semana para atender a um pedido dos comerciantes das duas regiões.
Com as etapas de pavimentação avançadas, as obras complementares de implantação de sarjeta e meio-fio, alteamento dos poços-de-visita existentes nas ruas, entre outros, já estão em andamento. Há serviços sendo executados nas ruas da Regional Eldorado, como na av. Trajano de Araújo Viana, no Cinco, que recebe melhorias nas alças de acesso para a av. João César de Oliveira, e a av. Marechal Castelo Branco, onde as equipes realizam correção em uma canaleta de escoamento de água da chuva, na esquina com a rua Wenceslau Brás, no bairro JK. Mais melhorias estão previstas, como implantação de rede de drenagem na rua Rio Comprido, próximo à av. Pedro Olímpio da Fonseca, no Santa Cruz, e nas ruas Um, Sete e Alameda Flor de Cactus, no bairro Chácaras Del Rey.
De acordo com o cronograma, ainda serão atendidas as avenidas Marte, no Jardim Riacho das Pedras; Vila Rica e Frei Henrique Soares, ambas no Inconfidentes; além de um trecho da rua Rio Comprido, no Santa Cruz; e da rua Ápio Cardoso, em Nova Contagem. Lembrando que o restante da av. José Faria da Rocha, que circula o Eldorado, e a av. Tito Fulgêncio, no Jardim Industrial, foram incluídas e serão atendidas ainda dentro desta 1ª etapa do programa.
Parceria com a comunidade
Durante a realização das obras complementares, a Prefeitura de Contagem solicita aos moradores do entorno das vias que colaborem, não estacionando veículos nas ruas em execução e respeitem as sinalizações, sobretudo, de velocidade reduzida, para preservar a segurança de trabalhadores e transeuntes, além de não danificar os serviços em execução. As ruas em processo de pavimentação também não podem ser molhadas, a fim de garantir a durabilidade do novo piso.
É importante também que a comunidade colabore com as equipes que estão atuando nas vias para que os trabalhos não sofram interrupções e possam ser concluídos com celeridade. Os transtornos são passageiros, mas os benefícios para a cidade serão permanentes.