Em mais uma atividade comemorativa da Semana do Servidor, funcionários da Prefeitura de Contagem puderam participar, na manhã desta quarta-feira (26/10), da palestra “Os desafios da liderança no setor público", proferida pelo professor da Pontifícia Universidade Católica - PUC-MG, Marco Antônio Machado. A palestra foi promovida pela Secretaria de Administração em parceria com a Escola de Governo.
Durante o encontro, foram abordados pontos como o que significa ser um líder, tipos de liderança e se há diferenças entre ser líder no setor público e no privado. Machado destacou em sua apresentação que, entre os diversos tipos de liderança, a situacional está muito presente nas organizações na atualidade, sejam elas públicas ou privadas. “A liderança situacional adapta-se aos mais diversos contextos no relacionamento com os liderados”.
Ações como direção, orientação, apoio e delegação são bastante utilizadas por esse gestor para garantir que os resultados almejados sejam alcançados. “Cabe ao líder ter a empatia de perceber como funciona o liderado, deixando-o mais solto ou controlando-o na realização de suas atividades. Ele, o líder, tem a função de estimular as pessoas para que elas se motivem, trabalhando como uma espécie de técnico, coach", explicou.
Por fim, o professor afirmou que se tornar líder ou não, vai depender do desenvolvimento dessa habilidade pela pessoa. “Qualquer pessoa pode ser líder desde que ela queira e esteja disposta."
Entre os participantes que assistiram à palestra estava a funcionária pública Caroline da Silva Moreira, servidora do setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração da Prefeitura de Contagem. Ela destacou a importância da realização de atividades como essa para o aprimoramento dos servidores. “É sempre bom construir e agregar conhecimentoá nossa formação, buscando evolução tanto para o desenvolvimento no ambiente profissional, quanto pessoal. Ações como essas são muito bem-vindas”, opinou.
Já a servidora aposentada da PMC, Maria José Pacheco, que atualmente trabalha como assessora na Superintendência do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, essa busca por aprimoramento é constante e ininterrupta. "Para quem lidera e define estratégias, é importante ter esse conhecimento para melhor fazer a gestão dos liderados".