Para levar mais saúde e bem-estar aos servidores, a Prefeitura promoveu nesta sexta-feira (21/10), às 8h, uma aula de ginástica laboral para os servidores, dentro da programação da Semana do Servidor.
A atividade foi realizada na sede da Prefeitura, no Espaço do Encontro, e em mais dez secretarias da Administração Municipal, para beneficiar o máximo de servidores. As aulas foram conduzidas por 25 professores do Programa Contagem Ativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. Ao todo, participaram das aulas cerca de 400 servidores.
Segundo a coordenadora do Contagem Ativa, Kátia Prandini, a ginástica laboral combina uma série de exercícios físicos, realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. “Entre os benefícios da ginástica laboral, destacam-se a melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético, aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais, minimização da fadiga, esgotamento e da monotonia”, afirmou.
De acordo com Prandini e com a também coordenadora do programa, Luana Torres, a avaliação da ginástica laboral foi positiva. “Os servidores ficaram satisfeitos e viram a preocupação da Prefeitura em realizar atividades que prezam pelo bem-estar e pela qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Os professores do Contagem Ativa sentiram-se muito bem recebidos e desenvolveram a atividade prática de uma forma alegre e dinâmica”.
A professora e supervisora do Contagem Ativa, Silvana Kelly de Oliveira, que conduziu a aula na sede da Prefeitura, destacou que a ginástica laboral trabalha muito a parte de movimento do corpo, com alongamento e ritmos musicais, com o objetivo de relaxar e iniciar o dia mais tranquilo, tirando aquele cansaço do corpo.
“Hoje, a gente já levanta de manhã estressada e a ginástica laboral, além de melhorar o condicionamento físico e aumentar a autoestima, tem o propósito de desestressar. Por isso, é recomendado fazer os exercícios no horário da manhã, da tarde e até à noite, se houver uma carga maior de trabalho no final do dia.
A assistente administrativa Sandra Maria Júlio participou da aula de ginástica laboral e disse que achou muito importante a iniciativa. “A gente passa muitas horas sentado. Fazer ginástica, logo pela manhã, movimenta e condiciona o corpo, e melhora até o humor porque é uma atividade gostosa e que tem música”, elogiou.
A assessora de Gestão e Inovação da Secretaria de Direitos Humanos, Dafany Norberto Lagares, disse que achou a atividade muito produtiva. “Na minha opinião foi excelente, a energia vai lá em cima. E começar o dia assim com esta alegria é muito bacana. É um momento de valorização, descontração, que melhora a nossa saúde física e mental”, avaliou.
A assessora da Superintendência de Gestão de Pessoas, Kesley Souza, disse que achou a ginástica muito gratificante. “Eu amo atividade física e já pratico há muitos anos. Ela ajuda a melhorar a saúde em geral. A mente fica mais aberta e você consegue ter uma outra visão do seu trabalho no dia a dia”, observou.