Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
OUT
17
17 OUT 2022
SAÚDE
SAMU Regional Contagem é referência no atendimento qualificado de três cidades da RMBH
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Janine Moraes/PMC
receba notícias

Desde o ano passado, o Samu Contagem é regionalizado, qualificado pelo Ministério da Saúde, e atende mais de 900 mil habitantes da microrregião de Contagem, Ibirité e Sarzedo. O serviço conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

No mês de março deste ano, Contagem foi a primeira cidade do Estado de Minas Gerais a oferecer o serviço que conta com um enfermeiro, um condutor socorrista e um técnico de enfermagem com competência para intervenção de enfermagem avançada em atendimento pré-hospitalar móvel: o Suporte Intermediário de Vida-SIV.

Além disso, no mês de julho, o Samu Regional passou a contar com a regulação médica por meio de um aplicativo que agiliza o atendimento e qualifica as informações para tomada de decisão na triagem do caso e no atendimento do paciente. No aplicativo chegam informações sobre a situação do paciente que será atendido e os dados do local da ocorrência, com as referências e coordenadas para uso de GPS na própria plataforma.

Segundo o técnico de enfermagem do SAMU Regional Contagem, Guilherme Vasconcelos, os atendimentos do dia a dia vão de casos clínicos a traumas e, com a ajuda do smartphone, o empenho das unidades foi agilizado. “Após a chegada no local avaliamos a vítima, realizamos procedimentos de suporte básico à vida e reportamos para o médico da nossa central de regulação os principais sinais, sintomas e lesões. O médico da central orienta as condutas a serem realizadas pela equipe e o encaminhamento para um hospital ou upa de referência.”

Atualmente, o Samu Regional Contagem conta com doze ambulâncias, divididas entre unidade de suporte básico composta por dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista, unidade de suporte intermediário de vida com um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista, e unidade de suporte avançado com um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.

Para além dos atendimentos à população, o SAMU Contagem também realiza trabalho educativo para enfrentar os trotes, que podem congestionar o serviço de telefonia e prejudicar a ação dos profissionais. Com objetivo de ajudar nesta missão de conscientização, o SAMU Regional Contagem conta com o Samuzinho, que acompanha a equipe em eventos, levando informações para sensibilizar a população sobre o que é o SAMU, como ele funciona e quando ele deve ser acionado.

Segundo a diretora do SAMU Regional Contagem, Luciana Felisberto, o número de atendimentos em 2021 foi de 53.581 e a projeção, até o término de 2022, será de 57.344. “O aumento de 7% nos atendimentos do SAMU para a população reflete os esforços despendidos para otimizar os recursos aplicados na Rede de Urgência e Emergência.”.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em qualquer lugar nos casos de urgência e emergência, seja de natureza traumática, psiquiátrica, clínica, entre outras. Sendo assim, um serviço pré-hospitalar que visa atender as vítimas com mais agilidade, até chegar ao pronto atendimento.

Para realizar a solicitação de atendimento, é necessário ligar para o telefone 192. Logo em seguida, a ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação das Urgências que identificam a emergência e transferem a ligação para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento imediatamente, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.

 Clique aqui e confira as fotos.

 

 

Autor: Laura Oliveira 
Seta
Versão do Sistema: 3.4.2 - 25/11/2024
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia