Os trabalhos do Complexo Viário do Beatriz estão em fase final de conclusão. As ações estão concentradas nas intervenções complementares e de acabamento. A ampliação do viaduto já foi concluída e as pistas estão liberadas para o tráfego, desafogando o trânsito nos horários de pico e encurtando o tempo que os motoristas têm gasto nos deslocamentos.
Dentre as atividades em execução neste momento, estão o plantio de grama no entorno do complexo, além dos serviços de corte de junta dos passeios e canteiros. O guarda-corpo instalado no elevado para garantir a segurança dos pedestres recebeu pintura completa nesta semana. Outras ações de paisagismo, implantação de piso tátil e demais ajustes também estão sendo realizados.
O novo canteiro central, que separa os dois sentidos da av. João César de Oliveira, também está sendo finalizado, restando um pequeno trecho após a alça de acesso à Via Expressa existente no corredor no sentido Sede. Paralelamente, a Transcon atuou na sinalização horizontal e vertical do complexo.
Outra importante ação é a recomposição e limpeza de talude que cedeu na alça que conecta a avenida com a Via Expressa em direção à região da Ressaca e Belo Horizonte. Além do reparo, as equipes de trabalho estão requalificando a calçada e o pavimento, melhorando a trafegabilidade no local.
Ainda fazem parte das obras a implantação de piso intertravado nas ilhas construídas no complexo, a fim de oferecer melhor drenagem das águas de chuvas, e a revitalização do asfalto na Via Expressa, embaixo do viaduto. Entretanto, esta etapa está sendo planejada, de modo a causar o menor impacto possível no trânsito, e será a última a ser executada.
Novo traçado
Com a finalização da ampliação de pistas do elevado, os trabalhos de implementação do novo traçado da av. João César de Oliveira estão se intensificando. A preparação da área onde será a garagem dos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM também segue em pleno desenvolvimento. O corredor está sendo deslocado para a direita, no sentido Eldorado, para viabilizar a construção do Terminal Sede na área central do trecho.
O início das obras do terminal está previsto para o mês que vem, começando com o remanejamento das torres de energia e do gasoduto da Gasmig no local. A Ordem de Serviço para esta ação já foi emitida e será feita pela mesma empresa executora do Complexo Viário, tão logo ele seja concluído.