Membros da Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad e da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses realizaram, na quinta-feira (1º/9), uma vistoria para apurar denúncia de maus-tratos a animais no bairro Inconfidentes. A ação aconteceu em conjunto com representantes da Polícia Civil de Minas Gerais.
A fiscal ambiental da Semad, Mariana Licéia, acompanhou a ação e explicou que o pedido para a fiscalização partiu de uma solicitação da Polícia Civil sobre um possível caso de maus-tratos a animais. “Assim que fomos acionados, já mobilizamos nossa equipe e a Zoonoses para apurarmos a denúncia”, afirma Mariana.
No local foram encontrados treze gatos e mais de 50 cães. A equipe da Polícia Civil realizou avaliação por meio de perito, que dará os devidos encaminhamentos como abertura de processo criminal e a equipe de fiscalização ambiental realizará diagnóstico, além de fazer as devidas notificações aos responsáveis.
De acordo com a fiscal, a equipe da Zoonoses fez uma primeira avaliação e exames nos animais para constatação de doenças e o retorno será realizado em breve, onde terá também o início da castração dos animais.
A Zoonoses de Contagem tem disponibilizado palestras sobre maus-tratos e guarda responsável para a população, que pode contribuir disseminando informações sobre as temáticas e acionar a polícia ambiental sempre que se deparar com situações de maus-tratos.