A Prefeitura de Contagem, no intuito de levar o esporte a todas as regiões e cada vez mais dar oportunidades às crianças, adolescentes e jovens da cidade, inaugurou, na quinta-feira (4/8), mais um núcleo de Ginástica de Trampolim. Além do CSU Eldorado, Ginásio do Tropical e Educarte Lucas Braga, agora, a Escola Municipal Lígia Magalhães, no Industrial, também vai receber a atividade.
Na avaliação do secretário de Esportes, Lazer e Juventude - Semel, Rubens Macedo, trata-se de uma iniciativa que vai propiciar possibilidades às crianças do município. “Temos visto muitos atletas da Ginástica de Trampolim de Contagem conquistando o Brasil, a América do Sul, seja competindo pela equipe da cidade ou pela Seleção Brasileira. Isso chama a atenção dos mais novos, que querem ser como aqueles atletas que têm brilhado nesses cenários. Dentro de um planejamento, estamos procurando atender às demandas e propiciar mais atividades para os jovens”.
A coordenadora do Projeto Ginástica de Trampolim, Cristina Tropia, explicou como vai funcionar o novo núcleo. Diferentemente dos outros três, que permitem inscrições externas, dessa vez, apenas as crianças matriculadas na escola poderão participar. “Esse novo núcleo vai funcionar junto ao ensino de tempo integral da escola, com foco nas crianças matriculadas, de seis a 13 anos. As atividades passam a acontecer às terças e quintas-feiras, no período da manhã. Inicialmente, serão 50 crianças beneficiadas e vamos avaliar a possibilidade de estender”.
O novo núcleo é apoiado pela empresa New Holland Construction, marca da CNH Industrial, em parceria com a Prefeitura Municipal, que cede o local e o apoio técnico, dando às crianças infraestrutura para se desenvolver no esporte. “Percebemos a enorme carência do lugar e a necessidade de implantação de políticas públicas na região. Na intenção de democratizar o acesso ao esporte e levar a modalidade para regiões que realmente precisam de atenção, foi bem acertada a escolha do lugar”, completou Cristina Tropia.
Atualmente, cerca de 700 crianças têm acesso às atividades da Ginástica de Trampolim. A Prefeitura tem atendido, dentro de um planejamento e possibilidades, àquelas pessoas interessadas, com todos os núcleos, no momento, atendendo em seu limite.
Primeira atividade
De acordo com a coordenação da Ginástica de Trampolim, a aula experimental já foi um sucesso. “As crianças adoraram a atividade e ficaram bem empolgadas. A direção da escola acredita que será uma ferramenta auxiliar no processo de formação dessas crianças. A nossa intenção é contribuir para que elas tenham um desenvolvimento saudável e participem de uma atividade lúdica e recreativa, mas ao mesmo tempo contribui para a saúde física, emocional e cognitiva”, afirmou a coordenadora.