Os motoristas que trafegam pela avenida João César de Oliveira próximo ao viaduto Beatriz devem redobrar a atenção a partir de quarta-feira (27/7). Alterações no trânsito local serão feitas em virtude do início da última etapa das obras que estão sendo realizadas no complexo viário. Dessa forma, duas pistas da av. João César de Oliveira, sentido Eldorado, serão fechadas, permanecendo com três faixas liberadas para tráfego.
As mudanças são necessárias, pois as muretas do canteiro central da avenida João César de Oliveira começarão a ser demolidas para que seja pavimentada a nova faixa do corredor no sentido Sede. O canteiro central do corredor será refeito no trecho que vai do viaduto Beatriz até a altura da estação 3 do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM, que está sendo implantada em frente à empresa Maxion.
“O plano é concluir este processo em até 40 dias e entregar a obra do viaduto no aniversário de Contagem”, detalhou o engenheiro e fiscal da obra do viaduto Beatriz, Aílton José de Paulo.
A alça do viaduto que conecta quem vem da Via Expressa à av. João César de Oliveira sentido Eldorado, está em fase de conclusão e com previsão de término até o final desta semana, restando apenas a realocação do canteiro central. Aílton José explicou também que o trecho está devidamente sinalizado pela Transcon e, em situações pontuais de maior retenção do trânsito, um desvio provisório será aberto utilizando as novas pistas da avenida.
“Esse desvio é feito, provisoriamente, em acordo com a Transcon, porque será necessário jogar o fluxo de veículos da João César, no novo traçado, para que seja executada a demolição do bate-roda e a pavimentação desta que será a terceira faixa do corredor sentido Sede (eixo norte). Este desvio será utilizado somente em situações de necessidades, por períodos determinados”, pontuou.
Após a conclusão das obras, o viaduto Beatriz contará com quatro faixas de trânsito no sentido Eldorado e três em direção à Sede. E ainda, como parte do projeto do complexo viário, a av. João César de Oliveira está sendo deslocada para a direita até a alça que dá acesso à Via Expressa, em direção à Betim. Isso porque, o Terminal Sede do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM será implantado nas pistas centrais da avenida.
Para que esta etapa se desenvolva, é necessário que haja a realocação dos postes de energia presentes no local. A Prefeitura de Contagem contratou empresa especializada e que possui cadastro junto à Cemig, apta a executar a intervenção. A Ordem de Serviço já foi dada, segundo o engenheiro da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
“Para que a implantação do Terminal Sede e a conclusão do novo traçado da João César sejam feitos, é necessária a realocação dos postes de energia. A empresa contratada pela Prefeitura está fazendo as tratativas com a Cemig, porque precisamos da autorização da concessionária para que este serviço seja executado. A expectativa é que até setembro tenhamos condições de avançar os trabalhos”, concluiu.