O Parque Ecológico do Eldorado foi palco de mais uma edição do Sarau Ecológico, proporcionando lazer e conscientização ambiental às mais de mil pessoas que passaram pelo local, no domingo (17/7). Apresentações musicais, oficinas e trilhas ecopedagógicas preencheram a programação que também marcou a comemoração do Dia da Proteção de Florestas. As atividades têm como objetivo despertar a consciência ecológica e cultural dos participantes.
Quem esteve no parque pode conferir as apresentações musicais de Fábio Zulu, do Mestre Amâncio, que apresentou, desta vez, um repertório de MPB e suas canções autorais, com temáticas sobre a Bacia Hidrográfica do Arrudas, a importância das árvores, do reaproveitamento de resíduos e da coleta seletiva.
No Palco Aberto, atividade do sarau que sempre estimula o envolvimento da população, o grupo de street dance, H3C Crew, apresentou um pouco do breakdance e da cultura Hip Hop, agitando o público. Diversas crianças e jovens também mostraram seu talento cantando canções, recitando poesias ou tocando instrumentos.
Ciro, morador da cidade que participou pela primeira vez do sarau, destacou a importância da cultura nos patrimônios da cidade e de ter mais ações como essa. “Hoje eu tirei um tempinho pra fazer uma pedalada e fiquei encantado com o espaço, com a natureza em si. As canções conscientizam bastante a gente. É o que estamos precisando hoje em dia. Continuem com esse trabalho”.
O encontro contou também com a Trilha da Leitura, projeto que ocorre no parque desde 2011 e que já disponibilizou mais de 200 mil livros para doação, incentivando crianças, jovens, adultos e idosos a adotarem cada vez mais o hábito de leitura. No encerramento, Geraldo Amâncio, o Mestre Amâncio, promoveu uma ecotrilha com o público, para apresentar as nascentes e afluentes que correm dentro do parque.
O Sarau Ecológico acontece todo terceiro domingo de cada mês, em alguma praça ou parque da cidade, sob a coordenação das secretarias de Cultura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.