A Prefeitura de Contagem, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, realizou na quinta-feira (9/6), na praça do Coreto, em Nova Contagem, um aulão de forró para as pessoas idosas do Programa Contagem na Maturidade.
O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, dentre esses os idosos e as idosas do programa dos núcleos Bem Viver Luiz Palhares, Cras Icaivera e Centro de Formação Profissional Divina Providência.
As atividades consistiram em um aulão de forró ministrado pelo professor de dança Alex de Paula, seguido de uma aula ginástica, ministrada pelos professores Denis Rocha e Patrick Guedes. A prefeita Marília Campos marcou presença no evento e participou de ambas as atividades.
A prefeita inteirou sobre a reforma, já em discussão, do Espaço Bem Viver Luiz Palhares, e reforçou a importância da atividade física para saúde e bem-estar. “Façam bastante ginástica, fiquem de bem com a vida, dancem e saiam de casa, pois tudo isso tem influência positiva no nosso humor e bem-estar”.
O professor Alex de Paula reforçou a importância desse tipo de evento para a saúde mental e física dos idosos, reiterando que “precisamos de eventos como estes voltados aos idosos. Com essas atividades, os idosos saem da rotina, se sentem importantes e melhores”, concluiu.
Programa Contagem na Maturidade
O Programa “Contagem na Maturidade” tem como objetivo promover políticas públicas por meio da oferta de ações e serviços em todas as regiões da cidade, garantindo o direito ao envelhecimento digno, ativo e saudável, respeitando as diversidades e auxiliando na efetivação dos Direitos Humanos e Cidadania.
A equipe é composta por diversos profissionais com o objetivo de promover a autonomia, o envelhecimento digno, ativo e saudável e a socialização. Eles atuam em cinco diferentes eixos:
-Atividade física e jogos – ginástica coletiva, yoga, treinamento multifuncional, jogos de salão (xadrez, dama, baralho) e postura funcional.
-Artesanato – corte e costura, pintura em tela e tecido, bordado, entre outras propostas.
- Dança, musicalização e qualidade – dança de salão, dança livre, dança cigana, oficina de instrumentos e coral.
- Atividade de lazer e cultura – excursões, visitas guiadas, teatro, cinema e shows.
- Serviços, cursos e oficinas – informática, funções básicas de smartphone, direitos humanos e cidadania, teatro e horta comunitária.
Interessados em participar nos núcleos da sua região podem entrar em contato com a Superintendência de Políticas Públicas para Pessoa Idosa por meio do telefone: 31 3352-5749.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.