Para assegurar uma atuação cada vez mais planejada e qualificada, cerca de 20 guardas civis de Contagem, que compõem a equipe de gestão da instituição, estão participando do curso de Modelagem e Melhoria de Processos, ministrado pelo professor e especialista em políticas públicas e gestão governamental, Marconi Martins de Laia, na Fundação João Pinheiro.
A primeira aula foi realizada na última quinta-feira (19/5), quando foram apresentados conceitos relacionados à gestão de processos. Serão promovidos mais cinco encontros, nos dias 24 e 31 de maio e 3,10 e 14 de junho. O curso possui carga horária total de 24 horas, sendo que a cada encontro são ministradas quatro horas/aula.
Promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Escola de Governo, a partir de um convênio com a Fundação João Pinheiro, o curso tem o intuito de capacitar e transformar os agentes de segurança do município em gestores para que entendam amplamente cada etapa do trabalho gerencial e operacional. A ideia é apresentar de maneira descomplicada e objetiva os principais conceitos de gestão de processos e sua importância na melhoria do desempenho da instituição.
Para a subcomandante e aluna do curso, Anita Carvalho, a expectativa em relação ao curso é grande em função do renome da instituição e da necessidade da Guarda Civil em aprimorar e padronizar atividades/tarefas. “Capacitações de excelência, como essa, são fundamentais para otimizar nosso planejamento diário. Fomos provocados pelo professor, incentivados a identificar os problemas da instituição e a melhorar nossas respostas, bem como compreender a dinâmica do serviço público para que nossas tarefas sejam feitas da forma mais assertiva possível”, destacou.
A gerente da Patrulha de Proteção Escolar, Renata Nunes, também aluna do curso, informou que o primeiro dia foi bastante esclarecedor e que a didática do professor é muito boa. “Além de explicar conceitos importantes, ele nos estimulou a refletir sobre as nossas tarefas e a buscar formas e métodos que facilitem e organizem o nosso trabalho para que possamos alcançar os resultados esperados e as metas planejadas. Sem dúvida, a aplicabilidade dele será importante para entregar à sociedade uma Guarda Civil cada vez mais qualificada”, salientou Nunes.
Objetivos do curso
Planejamento: Visão sistêmica da gestão, alinhamento estratégico, fatores de sucesso, diretrizes, instrumentos.
Mapeamento: Componentes do processo, escopo, técnicas e instrumentos de mapeamento, visão geral de notações e ferramentas de modelagem.
Redesenho: Conceito, objetivos, benefícios, benchmarking, técnicas de análise, instrumentos, planejando a implantação.
Padronização: Objetivos, sistemas, tipos de padrões, atividades críticas, elaboração e implantação de procedimento operacional padrão, instrumentos para a padronização de atividades/tarefas.
Implantação: Plano de ação, preparação, acompanhamento, fatores de sucesso e insucesso no acompanhamento, ações preventivas, corretivas e complementares, instrumentos da implantação. Estudos de casos.