Com objetivo de proporcionar integração e apresentar os resultados alcançados pelas equipes da linha de cuidado domiciliar de Contagem, foi realizado, na quarta-feira (27/4), o encontro “Café com SAD” entre os gestores e profissionais do programa, no auditório da Faculdade UNA Contagem.
Segundo a superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Karina Taranto, o serviço de atendimento domiciliar de Contagem é descentralizado, as equipes atuam em diversas unidades, principalmente, no pronto atendimento e no complexo hospitalar do município. Diante disso, é necessário que os gestores proporcionem esses momentos de encontro entre os profissionais, abrindo espaço para perguntas e compartilhamento de experiências entre as equipes.
“Promover um café, um encontro, vai para além de discutir as diretrizes e apresentar como o município está organizando a gestão. É um momento de fomentar esse encontro entre as equipes, e ali no meio de um café, num momento um pouco mais descontraído, compartilhar as mudanças propostas para o serviço e, ao mesmo tempo, propiciar um momento para esses trabalhadores trocarem ideias e fomentar melhorias dentro da sua unidade”, destacou a superintendente de Urgência e Emergência.
O encontro trouxe respostas para algumas questões que estão sendo reivindicadas pelos profissionais, resultados do serviço realizado e da troca de experiência.
A técnica de enfermagem Maria da Penha afirmou: “foi muito bom esse encontro para a gente conhecer toda equipe, ouvir as orientações sobre o SAD em Contagem e de como o serviço está sendo visto. Então foi uma alegria tomar um café com o SAD Contagem”.
SAD Contagem
O Serviço de Atenção Domiciliar – SAD de Contagem é responsável pela transição do cuidado com responsabilidade, fazendo acompanhamento dos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS, Unidades de Pronto Atendimento – UPA, Hospital Municipal, Centro Materno Infantil e por hospitais da Região Metropolitana de BH.