Contagem dispensou o uso obrigatório de máscaras em locais abertos a partir desta sexta-feira (11/3). A decisão foi discutida na reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, ontem (10/3), após apresentação dos indicadores epidemiológicos do município pela Secretaria Municipal de Saúde. O Decreto 522 foi publicado na mesma data no Diário Oficial do Município.
O uso obrigatório de máscara ou cobertura facial sobre nariz e boca continua em ambientes fechados, equipamentos de transporte público coletivo, táxis e veículos de aplicativos. De acordo com o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde também poderá estabelecer regras e protocolos específicos para exigir o uso de máscara facial ou cobertura facial.
Os critérios utilizados para a decisão estão de acordo com os indicadores epidemiológicos. O município vem apresentando um número médio de transmissão por infectado (RT) em torno de 0,73 neste mês. Houve também uma redução no número de internações hospitalares e das médias móveis do número de casos e óbitos neste mês de março. Contagem registrou 612 casos confirmados em março e dois óbitos.
Apesar do aumento do número de casos na terceira onda da doença, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, em que o município registrou 15.111 casos confirmados, o número de óbitos reduziu em 89%. A Secretaria Municipal de Saúde considera a redução devido à eficácia das vacinas contra a Covid-19. O município já está com 87% da população acima de 12 anos com esquema vacinal completo e 58% das crianças de 5 a 11 anos imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.