Enfrentando em casa o Fiat Gerdau Minas, o Sada Cruzeiro não teve dificuldades para vencer e conquistar o oitavo título do campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino, na tarde desse domingo (6/3). O jogo aconteceu no Poliesportivo do Riacho, no bairro Riacho das Pedras, em Contagem. O time celeste dominou a partida, venceu os rivais por 3 sets a 0 (25-18 / 25-17 / 25-18) e, com a vitória, garantiu, mais uma vez, vaga no Mundial de Clubes, que acontece no segundo semestre de 2022, a princípio, na Rússia. A equipe mineira levantou a taça também nas edições de 2012, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. Em 2021, por causa da pandemia, o campeonato não foi realizado.
Presente na torcida do Sada Cruzeiro, a prefeita Marília Campos entregou as medalhas aos campeões do time celeste. "Quero parabenizar os jogadores, a comissão técnica e todos os que se envolveram para que se chegasse a mais um título. Com certeza, o Sada está cada dia melhor e Contagem se orgulha de ser a casa de um time que nos dá tantas conquistas e alegrias.”
Campeão Sul-Americano pela oitava vez com o time mineiro, sendo sete como jogador e, este ano, o primeiro conquistado como treinador, Filipe Ferraz agradeceu por todos acreditarem nele como jogador e agora como técnico. "Estou muito contente por ter conquistado esse título com toda a comissão técnica e atletas. É mais um Sul-Americano para uma equipe tão vencedora e para toda essa torcida maravilhosa que compareceu para nos apoiar".
Levantador do Sada Cruzeiro, Resley Rosa destacou a união da equipe. “Impusemos o ritmo em todos os jogos e comandamos a parte defensiva e ofensiva. Jogando em casa, mais uma vez, fico muito feliz por mais uma conquista e com a torcida ao nosso lado, o que faz muita diferença. O time jogou muito bem em todos os jogos e só tenho a agradecer a todos da equipe e a quem nos apoiou".
Para o central Isac, disputar o torneio em casa foi mais uma oportunidade de fazer história. “Foram jogos difíceis, contra grandes equipes e a gente sente o peso da camisa. Mas nosso time cresce muito em momentos de pressão e conseguimos dar mais um título para essa torcida que sempre nos apoia”, registrou.
Completando o pódio, o Vôlei Renata bateu o Policial Voley, da Argentina, de virada, no desempate final, e terminou o Sul-Americano na terceira colocação. "Para nós foi uma decepção ter perdido na semifinal contra o Minas, apesar de sabermos que o Minas é um grande time. Mas levantamos a cabeça e por ser o nosso primeiro campeonato internacional, esse jogo de terceiro e quarto lugar era muito importante para nós. Conquistamos o terceiro lugar por 3 sets a 2, uma medalha no peito e o primeiro pódio desse primeiro campeonato internacional", disse o jogador Evandro Guerra, do Vôlei Renata.
Fanática e torcedora fiel do Sada Cruzeiro, a belo-horizontina Jussara Lane, 66, acompanhou de perto todos os dias do campeonato. "Sou cruzeirense por herança de pai e mãe, já falecidos, também torcedores. É uma paixão gigante com o clube. Sou sócia do Cruzeiro no futebol e vou a todos os jogos do vôlei. Esperava uma final de 5 sets, mas o Cruzeiro não deixou o Minas jogar. Minha relação é de muito amor, carinho e respeito por todos da família Sada. Eles são fenomenais. Uma equipe super vencedora e o melhor time de vôlei do Brasil, da América e do mundo, com toda certeza".
Apesar da segunda colocação, o torcedor do Minas, Fernando Sales, ficou feliz por prestigiar, pessoalmente, um campeonato internacional. "Claro que sempre queremos ser campeões, mas na vida sempre temos dias ruins e dias bons. Infelizmente hoje não conseguimos sair com a taça, mas foi um momento para guardar no coração. Sempre que tenho oportunidade eu faço questão de presenciar os jogos do Minas. Continuarei acompanhando de perto os outros campeonatos", afirmou.
O campeonato foi disputado pela segunda vez em Contagem. Dessa vez, a disputa pelo título foi entre três brasileiros, e outras 6 equipes de times entre argentinos, chilenos, uruguaios, peruanos e bolivianos.
Confira a galeria de fotos no Flick da Prefeitura:
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720297187548