A praça da Jabuticaba, na região Sede, será o palco da segunda edição do “Mulheres Infinitas” - atividade em que artistas, todas mulheres, produzem suas obras em tempo real. O evento, realizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura-Secult, acontece no próximo sábado (5/3), das 9h às 17h, e integra a programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Confirmaram presença as artistas Aline Reis, Ângela Granato, Bia Guimarães, Evani Fernandes, Iara Abreu, Iara Rodrigues, Lupehuara Zevallos, Marilda Brito, Mila Castanheira, Sania Fagundes, Fátima Miranda, Fabiana Santana e Selma Caldeira.
“Cada artista vai produzir à sua maneira uma pintura em tela, que depois vai fazer parte de uma exposição na Galeria do Centro Cultural, conhecida como Casa Amarela, de 8 a 31 de março”, contou o assessor de artes visuais da Secult, Fernando Perdigão.
Aline Reis, nascida em Senhora de Oliveira, formada em artes visuais, artista plástica, professora e fundadora do atelier Beija-Flor, em Contagem, estará presente. Filha de artistas, ela tem participado ativamente nos últimos anos das atividades culturais da cidade. “Sou apaixonada pela pintura e já participei de diversos momentos culturais na cidade, como o Ateliê Vivo, por exemplo.Integrar o ‘Mulheres Infinitas’ é levar a arte para fora do ateliê, incentivando outras mulheres a buscarem dentro de si as infinitas oportunidades que a pintura oferece”, ressaltou.
Outra artista que estará presente será Iara Rodrigues. Paranaense, se mudou ainda criança para Contagem, onde se estabeleceu. “Aqui, praticamente, iniciei no mundo da arte. Depois disso, me formei em Belas Artes, pela UFMG, e tenho participado de ações e projetos artísticos desde então. A pintura ao vivo nos permite diversas interações, tanto entre os artistas, como também com o público. É algo que gosto muito de participar. É uma sensação muito agradável”, disse.
Sempre presente em Contagem, Iara Abreu também destacou a importância da arte local. “Para o artista é sempre importante estar presente a esse tipo de evento, principalmente, porque será ao ar livre e num centro de cultura imenso, que é a cidade de Contagem, uma cidade rica em história, em talentos e que a população precisa conhecer”.
E, se por um lado, a população terá a oportunidade de ver a criação das artistas de perto, também será uma experiência diferente para as próprias artistas. É o que assegurou Ângela Granato. “É um importante momento para se fazer algo novo, diferente, transformador”. Ângela promete um trabalho com muita cor, luz e em várias telas. “São oito anos na Guignard com muito estudo, técnica, nada figurativo, mas espontâneo, tendo o cenário todo ao lado, com efeitos. Quero um trabalho mais solto. É fazer algo que ainda não foi praticado”.
Serviço:
Ateliê Aberto Mulheres Infinitas
Sábado - 5 de março - das 9 às 17h
Local: Praça da Jabuticaba - Centro Cultural de Contagem
Exposição das pinturas produzidas
8 a 31 de março - Galeria do Centro Cultural - Casa Amarela
Contato coordenação: 3353-4222 (Olister e Fernando) / 3352-5347 (Hyvanildo)