Em alusão ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março, a Prefeitura de Contagem, por meio de várias secretarias, realizará uma série de ações durante todo o mês. A abertura da programação foi realizada na manhã de hoje (3/3), com uma Roda de Conversa e atividade física para os idosos do “Programa Contagem na Maturidade”, no Espaço Bem Viver Mário Covas, localizado no bairro Central Park, na região Sede.
Dezenas de idosos participaram do evento com representantes das superintendências de políticas públicas para as Mulheres; para as Pessoas Idosas; para as Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual. A ação também será realizada nas outras regionais ao longo do mês.
Representando o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, o superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Eduardo Sedon, disse que um dos objetivos do encontro é informá-los sobre os serviços que a Prefeitura oferece e pedir que repassem aos familiares e conhecidos. “Têm pessoas idosas fragilizadas que estão em casa e ficam sem companhia e não sabem das atividades que podem participar, de forma gratuita. Nosso setor é responsável em articular políticas para melhoria da qualidade de vida para todas as pessoas”, enfatizou.
A superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Coelho, falou sobre o processo de luta para a conquista de cada direito das mulheres. “Essa pauta das mulheres é uma das nossas prioridades. O mês de março é muito importante para apresentar às mulheres as políticas públicas existentes, para elas, no município. Temos políticas públicas para todas, sejam elas com deficiência, trans, LGBT, idosa etc. Temos pensado em várias formas de enaltecer e fortalecer todos os dias as mulheres, não só no mês de março”, afirmou.
Ângela Maria, articuladora da Superintendência de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, disse que Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, na representatividade de suas superintendências, tem como missão ofertar o acolhimento, bem como garantir a promoção e defesa dos direitos de todo e qualquer cidadão ou cidadã no nosso município. Ela convidou o público para participar da Blitz da Cidadania da Visibilidade Trans e Travesti, que será realizada no dia 12 de março, a partir de 13h, no Parque das Amendoeiras. A ação contará com atrações culturais, carro da vacina, Espaço Procon, Espaço Saúde, Espaço Tira-dúvidas: Cras e Creas, aula de dança do ventre e Yoga, atualização do CadÚnico, espaço Fashion Cabelos e Maquiagem, entre outras.
A superintendente de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Regina Lopes Silva, falou sobre o Programa Sem Limite e a Central de Libras. “O serviço de transporte especial Sem Limite vem há 15 anos garantindo transporte especializado para as pessoas com alto grau de comprometimento de sua mobilidade. O serviço assegura acessibilidade de locomoção para as pessoas com deficiência nos atendimentos de saúde e de educação. No caso das escolas temos cadastros desde a Educação Infantil até o Ensino Superior”. A superintendente também diz que a Central de Libras assegura a cidadania da mulher surda em diversas faces. Ela também compartilhou a história do Centro de Atendimento e Inclusão Social–Cais.
Célia Chantal, gerente do Espaço Bem Me Quero, explicou sobre o equipamento da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, realizado pela Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, que atende, exclusivamente, mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, embasado na lei 11.340/06, “Lei Maria da Penha”. Célia também orientou que para ter acesso ao serviço do espaço, a mulher tem que ter mais de 18 anos e ser moradora de Contagem.
As idosas e idosos presentes ficaram gratificados(as) com as informações. Geralda da Paz, 75, participa das atividades do EBV há 15 anos. “A maioria das mulheres ficam isoladas em casa. Aqui é um local onde encontramos e compartilhamos nossas alegrias, decepções e trocamos ideias. Também faz muito bem praticar atividades como artesanato, atividade física, entre outras. Quando chegamos a uma certa idade, a mobilidade é difícil, e participar das atividades, com essa equipe, ajuda muito”. Sobre a Roda de Conversa, Geralda disse que é sempre importante ter conhecimento sobre o que a Prefeitura oferece. “Muitas pessoas não sabem o que cada superintendência oferece às mulheres. Fico feliz por ter tantas ações disponíveis na Prefeitura”.
Confira a programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que ocorre de 3/3 a 6/3:
3 de março - quinta-feira
14h - Atividade física com “Contagem na Maturidade” e Roda de Conversa.
Local: EBV Luiz Palhares - Regional Vargem das Flores
Realização intersetorial das superintendências de políticas públicas para as Mulheres; para as Pessoas Idosas; para as Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual.
4 de março - sexta-feira
9h - Atividade física com “Contagem na Maturidade” e Roda de Conversa
Local: Regional Industrial (Cesu)
Realização intersetorial das superintendências de políticas públicas para as Mulheres; para as Pessoas Idosas; para as Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual.
13h - Oficina Confecção Mural - Mês da Mulher para pessoas em situação de rua do município de Contagem.
Local: Centro Pop - Eldorado
Realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar - Superintendência de Assistência Social e Gestão do Trabalho.
13h - Ação com o objetivo de promover um processo de diálogo e conscientização dos estudantes acerca das formas de denunciar importunações sexuais no transporte público.
Realização Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, superintendências de Políticas para a Juventude e de Políticas para as Mulheres
Local: Funec Cruzeiro do Sul - rua Mal. Hermes da Fonseca, 214 - JK
15h50 - Ação com o objetivo de promover um processo de diálogo e conscientização dos estudantes acerca das formas de denunciar importunações sexuais no transporte público.
Realização Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, superintendências de Políticas para a Juventude e de Políticas para as Mulheres
Local: Funec Inconfidentes - Praça Marília de Dirceu, 20 - Inconfidentes
5 de março - sábado
9h - Ateliê aberto de pintura
Realização Secretaria de Cultura – Secult
Local: área externa do Centro Cultural Francisco Firmo de Mattos Filho “Casa Amarela” no - rua Dr. Cassiano, 120 – Centro.
6 de março - domingo
7h - Corrida das Mulheres - Contagem Por Todas
Local: Só Marcas Auto Shopping - av. Babita Camargos, 1.295