A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e do Centro de Referência de Assistência Social-Cras Petrolândia, em parceria com a produtora Vira Lata Intervenções Artísticas, realizou na última terça–feira (22/2) uma Oficina de Arte Urbana.
A ação, viabilizada pelo edital Aldir Blanc, contou com a participação dos artistas Rafael Bertolacini e Mateus Jamm Rena que conversaram com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos sobre pintura, composição de cores e a arte como forma de expressão. Após a roda de conversa, os adolescentes tiveram uma vivência com a pintura.
A coordenadora do Cras Petrolândia, Sheila Andrade, destacou o quanto os jovens gostaram desse momento de troca de conhecimento e descoberta. “Uma tarde de muito aprendizado e de expressão da criatividade tomou conta dos nossos jovens”.
O artista Rafael Bertolacini, um dos responsáveis pela oficina, explicou que a ação tem a missão de difundir a arte urbana e despertar novos artistas, ao propor, dentro das oficinas, vivências com as ferramentas de trabalho do muralismo e grafite, como pintura em spray, tipos de tinta e colorização. “Resgatamos referências artísticas das comunidades e familiares para crianças e adolescentes por meio de rodas de conversa. Criamos laços dos jovens para com os órgãos públicos pela participação dos mesmos na pintura que realizamos nos equipamentos durante a ação, promovendo o acesso e a produção de cultura na cidade”.
Para a adolescente do Serviço de Convivência, Débora Cristina Silva, a oficina foi muito boa, pois tinha muito tempo que não pintava e tocar novamente em um pincel e aprender novas técnicas foi incrível. “Cheguei ao Cras muito chateada e desanimada, quando comecei a pintar foi me acalmando e ao mesmo tempo fui aprendendo. Se pudesse, eu queria ter sempre essa atividade de pintura aqui”, relatou.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é ofertado nos Cras, em grupos, trabalhando temáticas diversas, visando a autonomia, garantia de direitos, fortalecimento dos vínculos e enfrentamento das vulnerabilidades.
Serviço:
Cras Petrolândia
Rua Querosene, 30 - Petrolândia
Atendimento: 8h às 17h
Telefone: (31) 3397-6381