Nesta segunda-feira (21/2), o grupo de teatro “Agente em Cena” fez uma ação de mobilização social no entorno do Restaurante Popular do Eldorado para conscientizar a população sobre os perigos das arboviroses - dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.
A iniciativa teve como finalidade mostrar que o controle das arboviroses é um desafio de saúde pública e que é necessário que todos contribuam para evitar a reprodução do Aedes aegypti. Para atrair a atenção do público, as agentes estavam caracterizadas de mosquito e durante a ação foram distribuídos mais de mil folhetos informativos.
As personagens ganham vida por meio das agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, elas desenvolvem ações que envolvem educação e promoção da saúde. Segundo, Luiza de Marilac Rocha, agente de endemia que faz parte da equipe do teatro, esse trabalho de conscientização é muito importante, ainda mais agora que as pessoas não estão “lembrando” de doenças como a dengue, devido à Covid-19.
“Muitas pessoas estão esquecendo do Aedes aegypti e só estão lembrando do coronavírus, então estamos despertando a população para cuidar e prevenir. No geral, as pessoas estão aceitando bem o trabalho de alerta", ressaltou.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem traçado estratégias para evitar a proliferação do Aedes aegypti, e assim prevenir uma possível epidemia neste período de altas temperaturas e chuvas constantes.
Dessa forma, para dar continuidade ao trabalho de combate e prevenção contra a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela no município, no dia 24/2 o Distrito Ressaca também contará com ações de mobilização. Todos os distritos estão mobilizados e realizando as blitz educativas.
Serviço:
Ação de mobilização Distrito Ressaca - quinta-feira (24/2)