Diante do crescimento de casos da síndrome gripal (gripe e Covid-19), a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na semana passada a campanha preventiva para os servidores da Saúde. Em poucos dias, a ação alcançou um retorno exponencial. Com o sucesso, a equipe do departamento de Vigilância Sanitária ampliou a ação para os serviços públicos.
A operação consiste em reafirmar os protocolos de segurança e as boas práticas, como o uso de máscaras, higienização das mãos, ambientes bem arejados e ventilados, uso dos sanitários e refeitórios, além do atendimento aos usuários.
Nesta segunda-feira (24/1), a Vigilância Sanitária fez uma força-tarefa e foi aos Centros de Atenção Especializada - CAE Iria Diniz e Ressaca, à Transcon, Complexo Hospitalar e Ceaps, conversou com os responsáveis pelos setores, com intuito de conscientizar e dialogar sobre os cuidados que devem ser praticados dentro das unidades para evitar a transmissão em massa do vírus da gripe e da Covid-19.
Para a diretora do CAE Iria Diniz, Cláudia Ribeiro, é importante a conscientização tanto para os profissionais, quanto para os usuários. “Foi importante a vinda dentro da unidade. Precisamos realmente conscientizar nossos profissionais, os usuários que circulam dentro da unidade que são muitos, para adequar as normas, o conceito da importância da máscara, da higienização das mãos, diminuindo a contaminação. Então, quanto mais a gente conscientizar o nosso profissional e o usuário, teremos um ambiente melhor para todos”, enfatizou a diretora.
O diretor administrativo financeiro da Transcon, Rodrigo Fernandes, afirmou a importância de observar as questões sanitárias, além de ressaltar o valor de adotar os protocolos de segurança e as boas práticas dentro do ambiente de trabalho. “Eu louvo a iniciativa da Secretaria de Saúde, porque muitas questões que estão sendo abordadas pela Saúde, fazem parte das nossas práticas. Eu acho fundamental, porque sendo vírus um agente insidioso, coisas muito simples ajudam a conter sua propagação. Então, estamos adotando as práticas sugeridas somadas às nossas, e assim, esperamos ter efetivamente um ambiente mais tranquilo e seguro, onde as questões sanitárias sejam observadas de forma a preservar a saúde de todos”, declarou Rodrigo Fernandes.
Importante ressaltar que as boas práticas e a prevenção devem ser um trabalho realizado em conjunto, todos precisam seguir os protocolos sanitários para evitar a proliferação dos vírus.
Cuidados
– Evite ambientes fechados;
– Use máscaras;
– Mantenha os ambientes ventilados e arejados;
– Não toque olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos;
– Dê descarga com a tampa do vaso fechada;
– Higienize as mãos frequentemente.
Repórter Laura de Oliveira