A região Sudeste do país, especialmente Minas Gerais, se encontra em uma área de instabilidade atmosférica de longa duração. Portanto, para os próximos dias espera-se uma sequência de chuvas, de intensidade moderada a forte.
Segundo a Defesa Civil de Contagem, a previsão do volume pluviométrico para o período é de 40mm nesta quinta-feira (30/12), 50mm, amanhã (31/12) e 60mm, no sábado, primeiro dia do ano de 22 (1º/1/2022).
As equipes estão de sobreaviso e preparadas para serem acionadas a qualquer tempo. A Defesa Civil municipal também já emitiu alerta preventivo de risco de deslizamento, já que o acumulado de chuvas previsto para o final de semana é elevado.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Contagem, Sidney Portilho, a torcida é para que esse volume venha de forma distribuída e com baixa concentração, reduzindo a probabilidade de ocorrências mais graves. “Nossa equipe está em alerta e, em qualquer situação de emergência, pode ser acionada por meio do 199”.
Alertas via SMS
Os moradores de Contagem podem receber os alertas de risco de desastres naturais por SMS na plataforma 40199. O usuário de celular precisa se cadastrar para receber os alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.⠀
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Contagem por meio das redes sociais. Acesse https://linktr.ee/defesacivilcontagem
Recomendações durante os dias chuvosos:
- Não permanecer em residências localizadas em áreas muito inclinadas;
- Não permanecer em residências localizadas em áreas sujeitas a soterramento.
- Procurar um local seguro.
- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos nos momentos de forte chuva; ⠀
- Não se abrigue, nem estacione veículos debaixo de árvores
Fique atento. Sinais nos quais deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperradas;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores.
Em caso de emergência, ligue 199