Nesta quinta-feira (9/12), a Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda apresentou os cinco empreendedores da "Lanchonete Solidária", projeto criado com intuito de dar oportunidade aos acolhidos pelo Abrigo Bela Vista de empreenderem. Os selecionados passaram por capacitação e venderão lanches aos servidores e funcionários que trabalham no prédio da secretaria. Toda a atividade é orientada por técnicos e reflete a integração das políticas socioassistenciais e o fomento ao trabalho e geração de renda desenvolvidos pelo município..
A apresentação foi acompanhada pela pelo subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, Antônio Lambertucci, e pela subsecretária de Desenvolvimento Social, Gláucia Lucas.
A secretária de Trabalho e Geração de Renda, Viviane França, explicou que seis pessoas acolhidas pelo Abrigo Bela Vista, comercializarão lanches nos órgãos da Prefeitura, começando pelo prédio da SMDS/SETGER. “Eles passaram por um processo integral de formação e de preparação até chegar este primeiro dia de vendas. Eles foram muito bem acolhidos pelos funcionários que compraram os produtos”.
Segundo ela, as equipes integradas realizaram um ótimo trabalho. “Os insumos foram adquiridos por meio de doações e uma cozinha foi montada no Abrigo Bela Vista para preparação dos produtos. Ver aquelas pessoas, pegarem em nossa mão e sentir a gratidão e a esperança delas, experimentar os produtos comercializados, é uma emoção que chega de todas as formas. São pessoas de muitos talentos, porque dentre o grupo, temos pessoas que já foram confeiteiros, como é o caso do senhor José. Toca fundo no que temos de mais humano. Gente sendo vista como gente", declarou a secretária.
Paulo Sérgio, 42, é um dos acolhidos. Para ele, a "Lanchonete Solidária" soa como oportunidade de fazer um novo caminho e cria novas expectativas de vida. "É muito importante. Como a gente estava em situação de rua, fomos parar no abrigo e surgiu essa ideia. Desde quando surgiu o curso eu abracei a ideia porque já é o meu foco, mexer com vendas. Para mim é muito importante e me dá expectativa para o futuro”.
O Abrigo Bela Vista é um equipamento de proteção social especial de alta complexidade, destinado ao acolhimento, provisório, de adultos entre 18 e 59 anos, cujos vínculos familiares foram rompidos ou fragilizados sob situação de vulnerabilidade social.
Abrigo Bela Vista
Endereço: rua São Gotardo, 57 - bairro Bela Vista
Contato: Gestão do Acolhimento Institucional-GAI - 3353-3859
Atendimento 24h.