Fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Contagem fizeram nessa quinta-feira (19), uma ação educativa sobre práticas para serviços de alimentação. Os fiscais visitaram mais de 80 estabelecimentos: restaurantes, bares e lanchonetes na região Eldorado, para verificar o alvará, a caderneta de inspeção sanitária e o armazenamento adequado dos alimentos.
Além da fiscalização, a Vigilância Sanitária divulgou curso, que será promovido pela Secretaria de Saúde, voltado para funcionários dos estabelecimentos comercias. A ação tem como objetivo de capacitar funcionários para o cumprimento da resolução RDC nº 216/2004. A resolução é a principal legislação a ser seguida por profissionais da área de alimentação em qualquer nível para garantir que o consumidor final receba uma refeição de qualidade e segura.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Alcino Araújo, por lei, todo estabelecimento que serve alimentação tem que ter um funcionário capacitado sobre a RDC nº 216/2004. “Esse curso é encontrado no mercado até por R$ 500. A Prefeitura de Contagem pretende realizá-lo nas oito regionais, gratuitamente”.
[caption id="attachment_6882" align="alignleft" width="300"] Ação educativa sobre práticas para serviços de alimentação[/caption]A inspeção sanitária é uma das medidas, promovidas pela Vigilância Sanitária, que tem como objetivo eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população. O gerente da sala de cinemas do Big Shopping, Paulo Militão, ressaltou que a vistoria do órgão é muito importante tanto para o comércio quanto para os frequentadores.
Além da pipoca e refrigerante, o estabelecimento comercializa outros produtos como chocolates e balas. “Prezamos muito pela comodidade dos frequentadores, nossos funcionários usam luvas e toucas, e sempre verificamos as datas de validade dos produtos”, ressaltou Paulo.