A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad realizou nesta quinta-feira (21/10), o plantio de dezoito mudas de resedá, cabeleira-de-velho e ipês na praça Sérgio Freitas de Araújo, no bairro Novo Eldorado. O local faz parte do Programa de Adoção de Áreas Verdes de Relevância Ambiental – “Cuidar do Verde”, promovido pela secretaria, que foi regularizado no mês de julho pela Prefeitura de Contagem.
O empresário e morador da região, Eduardo Mamede Trad de Oliveira, o Dudu Fashion, adotou a praça Sérgio Freitas de Araújo, assumindo o compromisso, junto com a comunidade do entorno, de preservar e cuidar do local.
Segundo Dudu Fashion, o projeto social de corte solidário em áreas públicas o fez perceber que os espaços precisavam de mais cuidado e atenção. “Cada praça que eu ia, via lugares descuidados, abandonados e isso me entristecia muito. Nossa cidade é um lugar tão bonito”.
Ele destaca que resolveu virar adotante diante das ações realizadas pela atual administração. “Juntou minha vontade de fazer alguma coisa, de melhorar minha região, de melhorar meu bairro e também de tentar garantir mais cuidado com o meio ambiente”, explicou.
Moradora há mais de vinte anos da região, Luci de Fátima Alves afirmou que toda comunidade está muito feliz com as intervenções que estão acontecendo. “Todos estão empenhados em ajudar no cuidado e preservação da praça. Estamos vendo como a natureza é importante para o ser humano, ainda mais em um ambiente urbano. Tenho a certeza de que, juntos, manteremos esse lugar mais bonito”.
Já o aposentado José Gomes de Souza espera que a atitude sirva de exemplo e incentivo para outros moradores. “É tão bom quando a comunidade se junta para fazer alguma coisa em prol dela mesmo. Espero que outras pessoas se espelhem na iniciativa do Dudu de adotar o lugar e ajudar o governo a zelar pela cidade”, finaliza.
Além do plantio em parceria com a Semad, os moradores realizaram a pintura e será feita, em breve, a instalação de brinquedos para as crianças, além de outras intervenções paisagísticas.
O Programa de Adoção de Áreas Verdes de Relevância Ambiental – “Cuidar do Verde” possibilita que a sociedade civil atue em parceria com a administração municipal para os cuidados com a cidade, garantindo a preservação de praças, ruas, avenidas e áreas verdes. Essa é mais uma iniciativa do Executivo para estimular a participação popular e a preservação do meio ambiente.