Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
15
15 OUT 2021
EDUCAÇÃO
Professores e professoras se reinventaram na pandemia e aplicam novos conhecimentos no retorno presencial
enviar para um amigo
receba notícias

Em março de 2020, as atividades presenciais nas escolas de Contagem foram interrompidas em decorrência da pandemia da Covid19. A partir de então, toda a rotina e dinâmica escolar foi alterada, trazendo novos desafios para estudantes e professores (as). Àqueles que tinham a responsabilidade de orientar e auxiliar na busca pelo conhecimento tiveram de se reinventar, aprender, estudar e se entregar à nova dinâmica do ofício docente.

“Foi enlouquecedor no início da pandemia. Precisamos nos reinventar a cada dia e descobrimos que éramos analfabetos em TI”, afirmou Edilma Gomes, que é “acima de tudo uma alfabetizadora” e professora na Escola Municipal Joaquim Teixeira Camargo. Ela afirmou que o apoio dos colegas, da direção da escola e dos cursos formativos ofertados pela Secretaria de Educação de Contagem foram fundamentais para a prática docente.

A experiência da professora Edilma é a realidade enfrentada por todos os educadores durante a pandemia. Um mundo que virou do avesso com a necessidade imediata de adaptação.

Assim foi, também, com a professora Kelly dos Santos Kerche, regente nas turmas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Municipal Senador José de Alencar, que apesar das dificuldades, precisou superar as barreiras da tecnologia para manter o contato com os estudantes.

“Atendo meus estudantes via grupo de WhatsApp. Os que não têm acesso à ferramenta, mantenho contato por telefone residencial, ou celular. Também faço vídeos no YouTube para que eles possam ter acesso às atividades. Durante todo esse período, ouvia seus relatos, medos e angústias. Recebi carinhosamente muitas demonstrações de afeto”, relatou Kelly.

A professora da EJA afirmou que o momento foi um “desafio histórico” que será sempre lembrado. Disse, ainda, que o ensino remoto é um “desafio para aprendizagem”. Para Kelly um fator importante para o desenvolvimento do trabalho docente foi o apoio aos trabalhadores.

“As formações constantes e o diálogo têm sido de grande valia neste momento. O processo constante de avaliação das ações e as orientações do ´Trilha do Saber´, que trouxe um eixo norteador do trabalho na realização de uma proposta pedagógica contextualizada, foram muito importantes”, destacou a professora Kelly Kerche.

Ensino híbrido

Com o retorno presencial dos estudantes às atividades escolares, iniciados em Contagem no mês de agosto, de forma gradual e facultativo às famílias, um novo modelo de ensino foi colocado à comunidade escolar, o ensino híbrido, com alternância de atividades presenciais e remotas.

A volta do contato com colegas de trabalho e com os estudantes gerou grandes expectativas para os professores (as), após quase um ano e meio apenas com contatos virtuais.

“A princípio estava receosa em voltar, pois minhas turmas são do grupo de risco e eu não tinha noção de como seria esse reencontro. Mas o retorno foi tão tranquilo e afetuoso, não poderia ter sido melhor”, comemora Kelly.

Para a professora da Educação Infantil, Aline Quadros, do Centro Municipal de Educação Infantil - Cemei Icaivera, o retorno presencial está “muito organizado”. “As famílias estão contribuindo, as próprias crianças estão muito conscientes, lavando as mãozinhas, passando álcool em gel, respeitando o distanciamento. Espero que continue assim, para que não perca essa segurança”, disse.

Outro desafio apresentado à comunidade docente é a aplicação de todo o conhecimento e prática adquiridos, durante o ensino remoto, neste retorno às atividades presenciais. Conforme destaca a professora Aline, é preciso considerar que a prática em sala de aula “não será a mesma”.

“Muitas vezes a gente não se atentava o quanto eles (estudantes), são ligados à imagem, aos vídeos, à tecnologia e animações. Esse conhecimento veio para agregar muito. Na educação infantil temos o hábito de contação de história e a contação virtual é mágica. Agora no ensino híbrido, por exemplo, eu tenho levado meu notebook para a sala de aula e mostro contação de histórias, até que eu mesmo gravei, porque eles acham muito mais legal”, destacou Aline Quadros.

Apoio

Assim como a comunidade escolar precisou se adaptar à nova realidade do ensino remoto e, mais recente, ao ensino híbrido, as direções escolares e o poder público, por meio da Secretaria de Educação - Seduc, precisaram apoiar os profissionais da educação no período. Desde o Processo de Seleção Simplificado  PSS, que ocorreu de forma totalmente remota, até a oferta de notebooks para auxiliar professores (as) foram ações que beneficiaram professores e professoras, segundo Aline Quadros.

“Vi outras redes de ensino fazendo reuniões presenciais e expondo os trabalhadores sem necessidade, em Contagem não houve isso. Inclusive a convocação do PSS que foi virtual, foi muito organizada, um grande avanço. Muito legal também a oferta de notebooks para professoras que não tinham”, apontou a professora Aline.

Foram muitos os desafios enfrentados por professores e professoras durante a pandemia, desde o uso de tecnologias até a interação com os estudantes. Novos desafios serão postos aos educadores e educadoras, que estão sempre em atualização de suas práticas.

Como dizia o educador e patrono da Educação no Brasil, professor Paulo Freire: “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”.

Seta
Versão do Sistema: 3.4.2 - 25/11/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia