A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda e do Conselho Municipal de Trabalho e Geração de Renda, deu posse aos conselheiros e conselheiras na quarta-feira (29/9) na sede da administração municipal.
A prefeita Marília Campos presidiu a posse acompanhada do vice-prefeito Ricardo Faria, da secretária de Desenvolvimento Social e interina de Trabalho e Geração de Renda, Viviane França, do subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, Antônio Lambertucci, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Chiodi.
Na ocasião, a prefeita Marília Campos destacou sobre as políticas públicas que vêm sendo implantadas no município neste momento em que as pessoas precisam de renda. “A Economia Solidária tem uma construção importante para a organização da cidade. Temos muitas pessoas que trabalham na informalidade, então, quando organizamos esses segmentos que procuram garantir a renda no trabalho informal, reordenamos a cidade também”.
O Conselho Geral Gestor de Economia Solidária de Contagem é definido como instância colegiada, de caráter permanente e deliberativo, tripartite, isto é, com representação de quatro empreendimentos da Economia Solidária, quatro entidades de apoio e fomento da Economia Solidária e quatro representantes do Poder Público (três do Executivo e um do Legislativo), no âmbito das políticas e ações de apoio, formação e fomento à Economia Popular Solidária com vistas à geração de renda no município.
Em linhas gerais, compete ao Conselho Geral Gestor, órgão subordinado à Secretaria de Trabalho e Geração de Renda, as funções de planejamento, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas, contribuindo para a elaboração do plano de integração das políticas públicas municipais de Economia Popular e Solidária, encaminhando sugestões à Secretaria de Trabalho e Geração de Renda para a implementação de projetos, que serão acompanhados e fiscalizados em sua execução.
A conselheira e artesã, Gislaine Barbosa, falou de sua gratidão pela oportunidade dada pela Prefeitura com a ampliação dos pontos fixos da Economia Solidária. “São vários pontos fixos criados, isso tem gerado muita felicidade. Estamos tendo oportunidade de trabalhar e mostrar os nossos serviços. Sou artesã e tenho orgulho do que faço! Agradeço a oportunidade de crescermos juntos com a cidade”, exaltou.
A secretária interina Viviane França reforça a importância da retomada dos empreendimentos. “Hoje, damos um passo importante com a nomeação do conselho gestor para ajudar na construção do planejamento das atividades da Economia Solidária. Somos parceiros e estamos caminhando juntos. Ainda temos que melhorar e vamos construir esse diálogo a cada dia com vocês. Estaremos sempre de portas abertas para aprimorarmos e virarmos referência no que se refere a esse segmento”.
Conselho Geral Gestor de Economia Solidária de Contagem
Conselheiros empossados:
- Empreendimentos de Economia Solidária – EESs e seus suplentes:
- Entidades de Apoio e Fomento – EAF:
- Poder Público, titulares e suplentes:
- Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda:
- Secretaria Municipal de Cultura:
- Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania:
- Câmara Municipal de Contagem:
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: