Enfim chegou a primavera. A época bonita do ano, florida e colorida nas ruas da cidade. Porém, junto com ela vem o tempo seco, muita poluição atmosférica e queimadas, sendo, também, prejudicial à saúde. Saiba quais doenças são comuns neste período e como se prevenir.
Embora a gente não perceba em vários casos, o organismo sente muito as várias alterações na temperatura, indo do frio para o calor, o tempo seco, por exemplo. Idosos e crianças estão nos grupos que mais sofrem com essas alterações, algo que precisamos estar atentos.
Portanto, chegou o momento de deixar tudo certinho para evitar qualquer problema. Como o tempo está seco, deixe os ambientes mais arejados. É importante focar na limpeza também, livrar da poeira, ácaros.
Quais doenças são as mais comuns
Conjuntivite - É a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente dos olhos. Em geral, ataca os dois olhos e pode durar de sete a 15 dias.
Rinite - Inflamação da mucosa, a rinite pode ser curta, mas pode ter uma duração maior. São causadas por infecções por vírus e bactérias, fungos e alergias a pó, pelos, tecidos de animais, ácaro presente em cobertores, tapetes e carpetes, por exemplo.
Asma - É a situação que as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas, inchadas, além de produzir muco extra, tudo isso dificulta a respiração. É importante estar atento, pois ela pode ser leve, mas grave ao ponto de interferir nas atividades diárias, levando o risco à vida.
Catapora - É uma doença infecciosa e muito contagiosa. É causada pelo vírus Varicela-Zoster e se manifesta em maior frequência em crianças. Sua principal característica são lesões na pele acompanhada de coceira intensa.
Sarampo - É uma doença infecciosa, muito grave e pode levar à morte. A transmissão ocorre pela tosse, fala espirro ou respiração próxima de outras pessoas.