Atendendo às demandas de toda a população por uma cidade mais organizada e preparada para o período chuvoso, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos - Semobs, tem realizado mutirões de limpeza urbana no município. O mais recente deles terminou na semana passada e passou por todos os 39 bairros e vilas da região Nacional. Nesta semana, a equipe da Subsecretaria de Serviços Urbanos está na Regional Ressaca.
O trabalho realizado envolve serviços de capina, roçada e varrição, além do recolhimento de resíduos sólidos descartados irregularmente nas vias. Essa última ação, em especial, é extremamente importante para a prevenção às chuvas fortes do próximo verão. A retirada de materiais como lixo, objetos ou móveis impede a obstrução das redes de drenagem pluvial e, portanto, evita alagamentos e enchentes.
Mas, não é só isso. O mutirão traz outros benefícios para os moradores, incluindo a valorização dos bairros que recebem os trabalhos, a prevenção a vetores de doenças, a eliminação de focos geradores de animais peçonhentos, entre outros.
Com os investimentos da Prefeitura, os mutirões têm sido realizados com ainda mais agilidade neste segundo semestre, como explica o superintendente de Limpeza Urbana, Snuber Siaron. “Três foram os fatores para aumentar a velocidade dos mutirões: o aumento das equipes, por meio das contratações realizadas no início do ano; a característica desta época do ano, que não registra um crescimento considerável da vegetação; e o fato de que já foi realizado um mutirão anteriormente na região”.
Mutirão aprovado
Na região Nacional, o mutirão teve início na primeira semana de setembro e foi encerrado na semana passada. Para a administradora da Regional Nacional, Janete Romão, este segundo mutirão realizado no ano é muito importante.
“A gestão está com um objetivo muito claro com os serviços de zeladoria, além de demonstrar à população que eles merecem, por direito, uma cidade limpa, com maior segurança e sem riscos de doenças”. Janete ainda cita que a ação permite a conscientização dos moradores, fazendo com que eles colaborem com as ruas e bairros.
Para Sandra Silva, moradora do bairro Xangri-lá, só “há elogios para fazer por conta dessas ações”. Ela explica que por muito tempo, os bairros da região ficaram sem atendimento.
Sandra acrescentou que a limpeza está sendo acompanhada de outras obras importantes, como as realizadas na rua Xangri-lá, no limite com Belo Horizonte, e a drenagem e pavimentação da avenida Tancredo Neves. “Todas essas ações vão trazer uma cara nova para a região e a qualidade de vida vai melhorar muito por aqui”, afirmou.
Cidade limpa
A Prefeitura de Contagem segue trabalhando para manter toda a cidade limpa. Conforme o planejamento, todas as regiões receberão pelo menos dois mutirões de limpeza urbana durante o ano de 2021. A explicação para a alta taxa de execução dos serviços é devido a quantidade de demandas reprimidas e acumuladas que vinham de anos anteriores.
Atualmente, todas as regionais já receberam equipes ao menos uma vez. Além disso, algumas já passaram pelo segundo mutirão, como é o caso das regiões Vargem das Flores, Industrial e Nacional.
A Semobs lembra que as regiões da Sede e Eldorado não recebem mutirões, pois devido às grandes demandas, elas requerem uma presença constante de equipes fixas para realização dos serviços.
Para solicitar algum tipo de limpeza para a rua onde reside, o morador deve entrar em contato diretamente com a Administração Regional de onde mora. Os endereços e telefones das regionais estão disponíveis no portal da Prefeitura de Contagem, no menu Home/A Prefeitura/ Regionais.
Estagiário Cezar Gomes sob supervisão do jornalista Anderson Rocha