Após o sucesso da realização das feiras da Economia Solidária nas regionais do município, a Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Trabalho e Geração de Renda, resolveu ampliar oportunidades de geração de renda, abrindo espaço também para a agricultura urbana e familiar. Agora, foi a vez da sede do governo municipal receber a atividade.
Logo pela manhã desta quinta-feira (2/9), a prefeita Marília Campos, acompanhada da secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar e secretária interina de Trabalho e Geração de Renda, Viviane França, visitou cada uma das exposições. Já na parte externa, a prefeita foi recebida com cantoria de cordel promovida pelo Grupo Cultural Agroecológico da Associação dos Agricultores Biodinâmicos da Serra do Rola Moça e conversou com agricultores e feirantes. Marília Campos também reconheceu a importância da atividade. “Essa feira é importante porque além de ter o artesanato, tem também a agricultura. Com isso, a gente fortalece a geração e renda aqui em nosso município”.
O reconhecimento foi mais que recíproco por parte de feirantes e expositores. Segundo seu Alaor, 44 anos, dos quais 19 trabalha como apicultor, a feira oferece oportunidade de divulgação e valorização do trabalho. “A venda era limitada à porta de casa e aos vizinhos que sabem que a gente trabalha. Aqui, é uma oportunidade da gente divulgar o trabalho e mostrar que é muito importante ter esse espaço para sairmos da bolha e atingirmos um público novo. Isso aqui, além de melhorar as vendas, valoriza a qualidade do produto da gente,” ressalta.
As feiras da Economia Solidária têm ocorrido de forma democrática e organizada, obedecendo às normas sanitárias.
Os empreendedores que desejarem vender ou expor seus produtos podem recorrer ao Centro Público de Economia Solidária que fica na rua São Marcos, 247, bairro Água Branca. Informações pelo telefone (31) 3394-8053. Já os agricultores têm como referência o Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar – Cemauf, que fica na rua Fernando Ferrari, 85, no Praia. O telefone é o (31) 3394-7676.