Após quase dez anos fechado, a Área de Preservação Ambiental - APA Parque Fernão Dias será reaberta à população nesta sexta-feira (3/9). A primeira etapa de reabertura do parque é parte das comemorações de aniversário de Contagem, que completou 110 anos de emancipação política e administrativa, no dia 30 de agosto.
Para celebrar esse momento importante para o lazer, meio ambiente e esportes da cidade, a Prefeitura convida você a participar da campanha "TBT Parque Fernão Dias", que vai resgatar a história do parque a partir das lembranças fotográficas dos contagenses.
Para participar é simples. Envie as fotos para o e-mail tbtparquefernaodias@contagem.mg.gov.br com nome, telefone e uma pequena descrição da foto para legenda. A equipe da Secretaria de Comunicação selecionará as imagens para postar nas redes sociais da Prefeitura.
APA PARQUE FERNÃO DIAS
A reabertura da APA Fernão Dias será gradual e dividida por etapas. Para receber o público com conforto e segurança nesta primeira fase, a Prefeitura de Contagem executou intervenções de demolição de ruínas, limpeza e adequação dos espaços.
Inaugurado em 1980, o Parque Fernão Dias abriga importantes remanescentes do bioma da Mata Atlântica. Com 98 mil metros quadrados, quatro nascentes e cerca de 60% de mata nativa, é uma das maiores áreas verdes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Durante muito tempo, o parque localizado no limite de Contagem e Betim, foi um dos principais pontos de cultura, esportes e lazer da região.
Apesar do simbolismo ecológico e social na vida das pessoas, principalmente dos contagenses, o Fernão Dias foi fechado em 2012. Após quase uma década de descuido e falta de manutenção, as mais de 20 quadras poliesportivas, as minicidades, os campos de futebol, os brinquedos, as duchas, a lagoa, o mirante, a pista de bicicross e o único velódromo de Minas Gerais foram consumidos e tomados pelo mato.
A legislação que assegurou a proteção ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias foi sancionada pela Lei 22.428/2016 e teve como origem o Projeto de Lei 2.999/2015 da então deputada estadual Marília Campos. Líder do movimento de conservação do local, a parlamentar também destinou emendas para a revitalização dos espaços do parque entre os anos de 2015 e 2017.
A primeira fase de reabertura do parque, que agora é Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias, marca os esforços da Prefeitura de Contagem, em parceria com o Governo do Estado, para devolver à população mais um espaço de lazer e resgatar sua identidade cultural, ecológica e histórica.